Mara Rocha participa de extensa agenda no Ministério da Cidadania

0

Na manhã desta quarta-feira (22/05), a Deputada Mara Rocha participou de audiência no Ministério da Cidadania, acompanhada do Presidente da Fundação Elias Mansour – FEM-, Manoel Pedro de Souza Gomes, o Correinha.

Financiamento para a recuperação de prédios culturais do Acre e, também, o financiamento de Comunidades Terapêuticas de tratamento à drogadição.

A diversidade de assuntos se explica pelo amplo leque de secretarias abrigadas pelo Ministério da Cidadania, que trata, dentre outros assuntos, de Esporte, Cultura, Assistência Social e Prevenção às Drogas.

Cultura no Acre

Na primeira parte da audiência, a Parlamentar tucana e o Presidente da FEM foram recebidos pelo Ministro, Osmar Terra, e por seu Secretário Especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra. O tema da reunião se concentrou na continuação das tratativas, já mantidas por Correinha para a recuperação dos espaços culturais do Acre.

O Ministro afirmou que está em contato com todas as empresas estatais brasileiras que, a partir de agora, concentrarão seus patrocínios em atividades como as pleiteadas pela FEM. “Vi os projetos apresentados pela Fundação Elias Mansour e vou defender que as empresas estatais financiem a recuperação desses prédios históricos localizados no Acre”, declarou o Ministro.

Correinha também recebeu a confirmação de que os recursos para o Festival Jamaxi Cultural foram recuperados e aguardam a autorização de execução financeira por parte do Palácio do Planalto.

“Em minha terceira reunião no Ministério da Cidadania, renovo minhas expectativas de que o Acre sentirá, ainda neste ano, mudanças positivas no setor cultural. Com o apoio que tenho recebido, acredito que, muito em breve, estaremos entregando à população, diversos aparelhos culturais reformados e em pleno funcionamento”, afirmou Correinha.

Comunidades Terapêuticas

Ainda no Ministério da Cidadania, a Deputada Mara Rocha e o Presidente da FEM foram recebidos pelo Sr. Quirino Cordeiro Jr., Secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas.

A pauta da reunião foi a Portaria nº 563/2019 que cria o cadastro de credenciamento de Comunidades Terapêuticas, para futura contratação de leitos, financiados pelo Governo Federal.

A Secretaria de Prevenção às Drogas está trabalhando com 11 mil vagas, em todo o país, mas quer aumentar ainda mais o número de leitos financiados por recursos públicos.

Segundo levantamento obtido por Mara Rocha, o Acre só foi contemplado com 62 vagas, distribuídas entre 4 comunidades terapêuticas e se comprometeu a divulgar a Portaria, de forma a ampliar a participação de Comunidades Terapêuticas do Acre nesse Programa.

“Temos um grave problema de drogadição no Acre. Nossas Comunidades Terapêuticas trabalham bravamente e com poucos recursos. Há, agora, essa ampliação de leitos financiados pelo Governo Federal e precisamos aproveitar esse momento para ajudarmos às Comunidades a participarem desse projeto”, afirmou Mara Rocha.
Na mesma oportunidade, a parlamentar tucana aproveitou para sugerir que o Ministério promovam ações, através da Lei Orçamentária Anual, que permitam o financiamento de cursos profissionalizantes, práticas esportivas e artísticas, a serem encabeçadas pelas Comunidades Terapêuticas.

Na mesma linha, Correinha colocou a FEM como parceira das Comunidades Terapêuticas. “Acredito que a Cultura pode ter um papel importante na reinserção social do indivíduo vitimado pelas drogas e coloco a FEM à disposição dessa luta”.

Por fim, Mara Rocha convidou o Secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas para participar de reunião com os representantes das Comunidades Terapêuticas do Acre. “O Sr. Quirino aceitou o nosso convite e sugeriu promover um curso de capacitação com os profissionais das Comunidades Terapêuticas. Encaminharei a questão ao Gabinete do Governador, para que a ação tenha a chancela do Governo do Estado”, finalizou Mara Rocha.

Assessoria

Comentários

comentários