29 abril 2024

Aberta solicitação de isenção para o Enem 2024; veja como participar

Por Vitória Lima

Date:

No ano passado, 4 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem, e cerca de 65,9% desses inscritos eram da rede pública de ensino

A isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) garante que o exame seja gratuito. A taxa de inscrição geralmente é de 85 reais, mas esse valor pode ser inacessível para algumas pessoas, especialmente para aqueles que se enquadram nos requisitos de renda estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

De 15 a 26 de abril, a página do participante estará aberta para que os candidatos possam solicitar a isenção da taxa. O processo pode ser feito através do link enem.inep.gov.br/participante através dele também será possível justificar a ausência no Enem 2023.

Os alunos que cursam o último ano do ensino médio em escolas públicas, bem como aqueles que frequentam instituições particulares com bolsa de estudo integral de 100%, têm direito à isenção da taxa do Enem. Além disso, aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que fazem parte de grupos de vulnerabilidade socioeconômica, registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), também se qualificam para a isenção.

O candidato poderá apresentar documentos que comprovem sua situação para que o MEC possa avaliar se ele se encaixa nos critérios estabelecidos. Esses documentos podem incluir histórico escolar, número de identificação social, entre outros. Se a solicitação de isenção for recusada, o candidato terá a oportunidade de entrar com um recurso entre os dias 13 e 17 de maio, com o resultado sendo divulgado em 24 de maio.

Geralmente, as provas do Enem são realizadas em dois domingos consecutivos. Embora as datas específicas para o Enem 2024 ainda não tenham sido anunciadas, tradicionalmente elas ocorrem no primeiro e no segundo domingo de novembro. Essas datas são aguardadas com expectativa pelos estudantes, pois marcam um dos momentos mais importantes do calendário educacional brasileiro. O Enem não apenas avalia o conhecimento dos alunos, mas também é uma porta de entrada para universidades e programas educacionais em todo o país.

Últimas