Morre aos 83 anos de idade o bispo Dom Moacyr, em Porto Velho

Religioso liderou a Igreja Católica no acre por décadas

0

Faleceu no início da noite desta segunda-feira (17), em Rondônia, o bispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi. O religioso estava com 83 anos de idade.

Dom Moacyr estava internado em Rondônia e faleceu por volta das 18h30. A informação foi confirmada pelo padre Jairo, ligado à comunicação da Diocese de Rio Branco.

Dom Moacyr foi bispo no Acre onde desenvolveu um importante trabalho social. Ele foi um dos criadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral da Terra, entidade que presidiu por oito anos.

O religioso se destacou pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Fez denúncias contra Hildebrando Pascoal. Como arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz de Rondônia e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese. Teve como lema: “O último de todos e o servo de todos”.

Dom Moacyr foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (Conferência de Aparecida).

Comentários

comentários