Denúncia da Folha do Acre de superfaturamento faz prefeitura de Sena cancelar licitação milionária

0

A denúncia feita pelo site Folha do Acre por conta de um superfaturamento aceito pela prefeitura de Sena Madureira fez com que o prefeito daquela cidade, Osmar “Mazinho” Serafim, cancelasse a compra dos itens denunciados. O cancelamento, sem maiores explicações, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) desta quinta-feira.

LEIA MAIS:

Prefeitura de Sena é acusada de superfaturar em quase 100% licitação para compra de material escolar

A licitação cancelada era para adquirir material escolar para alunos do ensino fundamental daquela cidade, mas os preços estavam com indícios de superfaturamento praticado quando comparados com os preços normais pagos na capital acreana, Rio Branco, onde todas as empresas vendedoras são sediadas.

Após receber a denúncia, a equipe da Folha do Acre fez um levantamento junto às papelarias em Rio Branco e comprovou estarem os preços muito acima dos praticados nos mercados locais.

As diferenças de preços encontradas geraria um prejuízo de R$ 820 mil aos cofres públicos municipais. Quando da publicação da reportagem, a prefeitura limitou-se a uma resposta protocolar, mas o prefeito tomou as providências esperadas para o caso.

Cancelamento evita investigação?

Com o cancelamento, todo o processo relativo às compras dos materiais denunciados deixa de existir, mas ficando mantido os demais itens cotados. Assim, a prefeitura reconhece a existência de problemas e evita uma ação mais dura por parte do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

Resta saber agora se o caso vai ser apurado para verificar se havia conluio por parte das empresas ou mesmo por parte dos servidores da prefeitura, bem como quais as providências a serem tomadas para evitar a repetição do problema.

Comentários

comentários