Infestação de Malária força prefeito de cidade acreana declarar situação de emergência

0
Rodrigues Alves possui doze áreas de alto risco e 12 áreas de médio risco para uma epidemia de malária

O prefeito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia (PMDB), declarou Situação de Emergência na saúde pública do município por conta da infestação de Malária. O Decreto N° 13/2017 com data de 13 de janeiro foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE ° 11.976) dessa segunda-feira (16).

Segundo o documento, Rodrigues Alves possui doze áreas de alto risco e 12 áreas de médio risco para uma epidemia de malária. No ano passado, essa cidade acreana ficou em 2º lugar entre todos os municípios brasileiros conforme os dados da Incidência Parasitária Anual (IPA). No balanço geral, mais de seis mil casos de malária, sendo que atualmente a cada mil habitantes (375,4), foram acometidos pela doença.

Com a situação de emergência, a prefeitura quer executar ações mais rígidas ao combate da proliferação do mosquito Anopheles (transmissor da doença) e a implementação do “Programa Municipal de Combate e Prevenção à Malária”.

A Situação de Emergência vai possibilitar também requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, aquisição de medicamentos e outros. Por conta dos limites geográficos, a prefeitura espera ainda parceria com os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

O decreto é válido pro 90 dias, sujeito a prorrogação por igual período.

Comentários

comentários