Cruzeiro do Sul tem 4 pessoas infectadas pelo vírus zika; duas são gestantes

0

Quatro casos de zika, sendo dois em gestantes, foram confirmados na cidade de Cruzeiro do Sul (AC). Apenas a cidade de Cruzeiro do Sul teve confirmações para infectados pelo vírus zika nos últimos meses, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado. Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya, estão concentradas na região do Juruá.

Uma das grávidas que contraiu o vírus zika é moradora de Marechal Taumaturgo, mas foi infectada em Cruzeiro do Sul. A outra é moradora da cidade. Uma gestante apresentou os sintomas da doença no primeiro trimestre da gravidez e a outra no segundo trimestre, mas, até o momento, não há informações sobre qualquer alteração nos bebês. Nas grávidas contaminadas pelo vírus zika, existe o risco do bebê apresentar malformação, como a microcefalia.

Segundo a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, no último trimestre do ano passado, foi identificado o crescimento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Seiscentos e sessenta e nove casos de dengue foram confirmados apenas em 2018. No caso da chikungunya, nos primeiros meses deste ano, foram 11 casos confirmados, o mesmo que em todo o ano passado. E, das quatro pessoas infectadas pelo vírus zika, duas foram no final do ano passado e duas este ano.

Neste ano, a Vigilância Sanitária diz que com as medidas que foram tomadas de combate ao Aedes aegypti, as contaminações de doenças provocadas pelo mosquito já apresentam diminuição.

Com informações da EBC

Comentários

comentários