sábado, setembro 18, 2021
34.3 C
Rio Branco
sábado 18 setembro 2021

Dr Jenilson Leite dialoga com a Faeac e Senar sobre desenvolvimento do setor agropecuário

POR Assessoria

Nesta quinta-feira ( 19), o deputado estadual Jenilson Leite ( PSB ), que é pré-candidato a governador, se reuniu com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, e o superintendente do Senar/AC , Mauro Marcello Oliveira, para discutir ações que contribuam com o desenvolvimento do Acre, mediante a expansão agropecuária.

Nos últimos meses, o parlamentar tem debatido com os representantes dos setores das áreas de produção no estado, na qual visa construir um plano de governo que ponha o Acre no mapa do país, como um estado que gera riqueza e empregos.” Precisamos criar mecanismo que faça o Acre um estado produtivo e que gere renda. E o primeiro passo é ouvir quem produz, planejar com eles, traçar metas e pôr em prática. Porque temos potencial de crescimento, principalmente no setor agropecuário, por isso, viemos dialogar com o presidente da FAEAC para ouvir sua opinião”, afirma Jenilson.

No encontro, Jenilson , Assuero e Mauro, debateram sobre o fortalecimento agroindustrial e a expansão das culturas de plantios permanentes.

Segundo Assuero, o Acre tem capacidade de aumentar a produção agropecuária e fortalecer o setor produtivo com a expansão da fronteira agrícola. Contudo, é necessário investir em mecanização, aberturas de ramais e o governo precisa investir mais nos setores rurais. ” O Estado de Rondônia têm 15 milhões de animais bovinos , enquanto temos apenas três milhões. Além disso, Rondônia tem uma vasta produção de soja. No Acre, também podemos aumentar nossa criação bovina e explora a cultura da soja, mas requer investimento no setor, com apoio na mecanização de terras, abertura dos ramais e fomento do governo no setor produtivo”, diz. O presidente da FAEAC ainda presenteou o deputado com o livro ” As cinco etapas da transformação rural”.

Segundo dados da FAEAC, até agosto de 2021, a venda de macaxeira, do gado e da banana gerou ao Acre cerca de R$ 2,7 bilhões. Com isso, na somatória do Valor Bruto da Produção Agropecuária ( VBP), o estado ocupa o 21° lugar no ranking da federação.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img