Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Saúde

Entenda o fluxo de atendimento do Into para teste de Covid-19

Redação Folha do Acre

Publicado

on

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), desde o último dia 10 de agosto, atua como referência para pessoas que apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Ao chegarem à unidade, os pacientes passam pela triagem e são encaminhados para avaliação médica.

A avaliação indica se o paciente precisa de internação ou apenas ficar em observação. De acordo com a diretora do Into-AC, Lorena Seguel, os testes rápidos não estão sendo efetuados na unidade, e são encaminhados apenas com o pedido do médico. “O que nós colhemos são os swabs, que também são realizados de acordo com a indicação médica”, explicou.

O Into-AC é equipado com todas as ferramentas de imagem, tendo em vista que o paciente com Covid-19 pode ter o pulmão atingido, sendo necessária a realização de exames que identifiquem o grau de comprometimento do órgão.

Os testes rápidos são oferecidos principalmente nas Unidades Básicas de Saúde. Em Rio Branco, são disponibilizados aos grupos prioritários que estejam com sintomas da doença, no caso, idosos, gestantes, profissionais da Saúde e da Segurança.

Para evitar aglomerações nos locais, são realizados os agendamentos dos testes para esses grupos. A Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso é a referência para o atendimento de idosos e gestantes. Já a Policlínica Barral y Barral atende os profissionais da Saúde e da Segurança.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas