Deputado denuncia que 5 pessoas morreram com malária no Juruá e culpa Estado por descaso

0
Deputado Luiz Gonzaga

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, denunciou na manhã desta terça-feira (21) o descaso do governo do Estado com relação ao combate da malária na região do Juruá, especialmente em Cruzeiro do Sul.

Gonzaga afirmou que o governo destinou apenas uma pequena parcela de recursos federais para combater a proliferação da doença naquela região, e frisou que faltam desde medicamentos até carros e motos utilizadas no período de prevenção.

O deputado afirmou que os índices de malária no Juruá são altos e que muitas pessoas têm sido vitimadas pela doença.

“Têm pessoas lá que já pegaram malária mais de 20 vezes. Obtivemos a informação de que 5 pessoas foram a óbito por conta da doença. É necessário que o Estado combata essa doença de forma eficaz e responsável”, diz.

Luiz Gonzaga afirmou que a preocupação com a saúde dos moradores de Cruzeiro do Sul aumenta no período de pós-enchente, e lembrou que não é por falta de recursos que o governo do Estado não amplia o trabalho de combate à malária.

“Nossa preocupação é que com a baixa no nível dos rios e igarapés a doença se prolifere ainda mais. Precisamos que o governo mande urgentemente carros e equipamentos para aquela região. 95% dos casos de malária do estado estão concentrados no Juruá, por isso mesmo não faz sentido que o governo federal tenha mandado R$ 2,5 milhões e o governo do Acre tenha mandado apenas R$ 660 mil para lá”, diz.

O parlamentar afirmou que dos 13 carros existentes na Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul apenas 5 estão funcionando e, mesmo assim, em situação precária. Das 30 motos apenas 10 estão sendo utilizadas e 1 barco para atender toda a área ribeirinha.

Comentários

comentários