Professores analisam primeira prova do Enem; veja o gabarito!

0

Foi realizada nesse domingo (4), a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dividida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.

Como já de costume, as perguntas de Linguagens exigiram do candidato, habilidade de interpretação de texto tanto nas questões de Português, quanto nas de Língua Estrangeira.

As de Língua Portuguesa trouxeram temas como: variedade linguística, funções da linguagem, gêneros textuais, modernismo, literatura contemporânea, realismo, entre outros. “A prova foi previsível, com muitos textos e tipologia variada. Ela percorreu o caminho dos anos anteriores e seguiu uma linha interpretativa”, explicou o um aluno.

No entanto, as dificuldades apareceram nas questões com temas inesperados, as quais os alunos poderiam podem não ter tido um contato muito profundo, o que prejudica a interpretação de texto.

Em relação a língua estrangeira, as questões exigiram um conhecimento de nível fácil e médio, mas o que pode variar de acordo com o contato do aluno, com a língua escolhida. “Se o candidato foi uma pessoa que se dedicou mais em ler textos em inglês ou espanhol, de acordo com a escolha feita, sentirá mais facilidade ao resolver as questões”, comentou.

Segundo os professores de História e Geografia, Luiz Carlos e Fábio Braz, as questões das duas disciplinas tiveram ligações entre si. “A interdisciplinaridade é muito presente na prova de humanas, então houve uma ligação entre as disciplinas, como uma questão sobre a Guerra Fria, que envolvia os dois temas”, disse Fábio.

Em História, os temas explorados foram: História Contemporânea, História Colonial, Patrimônio Histórico, Guerra Fria, entre outros. De acordo com o professor Luiz Carlos, as questões mais difíceis, tinham como foco, conceitos muito específicos, indo além da capacidade de interpretação de texto e correlação de fatos históricos.

As questões de Geografia, abordou Geografia Humana, Geografia Física, Geopolítica, Demografia, Refugiados, Migrações, Geografia Urbana, Transição e Crescimento Demográfico. “Essas temáticas não foram recebidas com surpresa, já que o ENEM segue uma linha de raciocínio, focando em temas bem recorrentes do cotidiano dos alunos. Afinal, é uma prova de conhecimento de mundo”, completou Braz.

GABARITO

Os professores também divulgaram um gabarito das questões. Você pode acessar aqui.

(Com informações do SAS Plataforma de Educação)

Comentários

comentários