Oncoclínica realiza corrida pela prevenção ao câncer e arrecada alimentos para hospital

0
Corrida contou com centenas de participantes/Foto: Daniel Cruz

Mais de uma tonelada de alimentos arrecadados antes mesmo da largada da corrida. Foi com esse número emblemático que a Oncoclínica – Centro de Prevenção, Tratamento e Pesquisa do Câncer iniciou o evento que marcou a 2ª Corrida e Caminhada – O Toque pela Vida, que tem por objetivo a conscientização da importância da prevenção no combate ao câncer de mama e câncer de próstata.

O evento que reuniu centenas de pessoas teve início com uma concentração dos corredores às 15 horas no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). Além da corrida, houve também uma série de eventos sociais, incluindo apresentação de banda de música, DJ, espaço de lazer para crianças e distribuição de picolé e algodão doce.

Para o médico Antônio Vendetti, um dos organizadores do evento, a corrida é a mistura de um evento esportivo e social preparada para envolver toda a sociedade.

“É um evento preparado para a família acreana, que envolve desde crianças a idosos em defesa dessa importante causa que é a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. É mais do que uma corrida pela conscientização, é uma corrida que tem por objetivo unir forças para lutarmos contra essas doenças e também uma forma de incentivarmos as pessoas a praticarem atividades físicas”, diz.

Foto: Daniel Cruz

Segundo Mailson Leal, que contribuiu na organização do evento, a corrida contou com 3 percursos, sendo um de 2,5 km, o segundo de 5 km e o último, para atletas profissionais, de 10 km. Ele diz que mais de 700 camisetas foram vendidas aos interessados em participar do evento.

“A causa é nobre, é importante, além do que correr é um vício bom, quem pratica essa atividade física acaba gostando muito, foi assim comigo que há 3 anos me apaixonei pela corrida”, diz.

De acordo com Eliton Muniz, gerente da Oncoclínica, a tendência é que o evento, que é realizado pelo segundo ano consecutivo, entre para o calendário de eventos esportivos e sociais do Acre.

“A tendência é essa mesmo, de que a corrida da Oncoclínica faça parte da lista de eventos esportivos do estado. O bom disso é que além de estarmos trabalhando a orientação a respeito da prevenção no combate ao câncer de mama e de próstata é também uma forma de incentivar a prática ao esporte como forma de trabalhar melhor a saúde”, diz.

Para o diretor do Hospital do Câncer do Acre, entidade que receberá a doação de alimentos arrecadados pela Oncoclínica, Fernando de Abreu, o evento cumpre importante papel social e destaca a batalha dos pacientes em tratamento oncológico.

“Quem está em tratamento sofre de várias formas, especificamente os mais carentes, pelo elevado custo com o tratamento. Nesse sentido a doação do Oncoclínica é de fundamental importância para amenizar o sofrimento desses pacientes e de seus familiares”, diz.

O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, parabenizou a direção da Oncoclínica pelo evento e afirmou que a universidade sempre será parceira de ações com essa importância social.

“A Ufac é parceira e apoia incondicionalmente esse tipo de evento. A Oncoclínica está de parabéns por realizar um evento com uma importância social tão elevada e temos certeza que essa corrida entrará para o calendário de eventos do Acre”, diz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

comentários