I Corrida e caminhada da SEMSA reúne mais de 300 participantes

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A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) realizou no último sábado 21, a I Corrida e Caminhada da SEMSA. O principal objetivo foi chamar a atenção quanto à importância da prática de atividade física para a saúde. A atividade marcou a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril e reuniu servidores, educadores, participantes dos núcleos de saúde do município e comunidade em geral.

Considerado um sucesso pelos organizadores e comunidade, o evento reuniu mais de 300 participantes.

Aluna do Núcleo do Saúde em Movimento no bairro Tucumã, praticante de hidroginástica, Anália Lima chegou cedo para a concentração da caminhada. Aos 66 anos, viúva, mãe de 5 filhos, 11 netos, dona Anália falou sobre a importância da atividade física para a saúde dela. “Eu sofria com artrite reumática, dores musculares. Às vezes não conseguia nem me movimentar. Quando comecei a fazer hidro, tudo mudou. As dores cessaram, hoje já dou até uns pulinhos”, disse Anália, já aquecendo para a caminhada.

Esbanjando disposição, a bióloga Ana Candion participou da corrida. Com histórico de hipertensão e doenças cardiovasculares na família, ao completar 40 anos de idade, Ana redobrou o cuidado com a alimentação e passou a praticar atividade física regularmente. “Há dois anos mantenho atividade física e alimentação equilibrada. Consegui eliminar 16 quilos. Hoje, além de estar em forma, a disposição é 100% melhor, tenho mais qualidade de vida”, revelou Ana, para quem a corrida é o esporte favorito.

A corrida e a caminhada estão entre as práticas mais saudáveis e baratas. Todos podem praticar. “Estamos muito felizes de levar as pessoas um evento como esse, reunindo equipes da saúde, do esporte, e participantes dos grupos de convivência, da nutrição e alimentação”, disse o secretário de Saúde, Oteniel Almeida ao agradecer ás equipes organizadoras e todos os parceiros.

“Com a realização desse evento, a Prefeitura demonstra o seu compromisso com as políticas públicas de saúde, esporte, lazer, com atividades que beneficiam a população. Parabéns a todos os participantes”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Afrânio Moura.

Por que é importante fazer atividade física

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. A prática regular de atividade física evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a pressão arterial, melhora da autoestima, redução do stress e contribui para a concentração e o bem-estar físico e psicológico. O recomendado pelos médicos é fazer, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos por dia.

Núcleos para prática de atividade física em Rio Branco

Grupos atendidos pelo Programa Academia da Saúde:

•Polo Academia da Saúde Parque do Tucumã;

•Quadra do Jequitibá;

•Raimundo Moreira;

•Deusimar Pinheiro;

•Polo Similar Academia da Saúde do Calafate;

•CRAS do Calafate;

•Souza Araújo (Liberdade/Albert Sampaio);

•Jardim Primavera;

•Adalberto Aragão;

•Eduardo Assmar;

•CRAS da Cidade Nova;

•Polo Similar Academia da Saúde Roney Meirelles;

•Elpídio;

•Barral y Barral;

•Lar dos Vicentinos;

•Anthenor Ramos;

•Luiz Gonzaga.

Núcleos do programa Saúde em Movimento

Concha Acústica do Parque da Maternidade: Ginástica aeróbica, localizada e treinamento funcional. Segunda a sexta-feira, das 18h às 19h;

CEJA São Francisco (manhã): Hidroginástica para idosos. Segunda, quarta e sexta das 8h às 9h;

CEJA São Francisco (noite): Ginástica aeróbica, localizada e treinamento funcional (todos os dias de segunda a sexta) das 19h às 20h;

Horto Florestal: Ginástica aeróbica e localizada (todos os dias de segunda a sexta) das 17h às 18h;

Tucumã: Ginástica aeróbica e localizada (todos os dias de segunda a sexta) das 18h15 às 19h15;

ASSERMURB: Ginástica aeróbica, localizada e treinamento funcional (todos os dias de segunda a sexta) das 17h30 às 18h30;

Cadeia Velha: Ginástica aeróbica, localizada e caminhada orientada. Segunda, quarta e sexta das 16h30 às 17h30;

Juarez Távora: Ginástica aeróbica, localizada e ritmos variados. Segunda, quarta e sexta das 19h às 20h;

Centro Cultural Lydia Hammes: Ginástica aeróbica, localizada, ritmos variados e treinamento funcional (todos os dias de segunda a sexta das 17h às 19h;

Preventório: Ginástica aeróbica, localizada, ritmos variados e treinamento funcional. Segunda, quarta e sexta das 19h às 20h;

Parque Jardim São Francisco: Segunda, quarta e sexta: das 5h30 às 7h;

Calafate: Treinamento funcional. Segunda, quarta e sexta das 17h às 18h;

ASDERACRE: Hidroginástica e caminhada orientada. Terça, quinta e sexta das 07h30 às 08h30;

CEJA Conjunto Esperança: Ginástica aeróbica, localizada e ritmos variados. Terça e quinta das 18h às 19h;

Vila Jerusalém: Treinamento funcional. Terças e quintas das 17h às 18h.

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