quinta-feira, dezembro 2, 2021
26.3 C
Rio Branco
quinta-feira 02 dezembro 2021

Imbróglio em licitação compromete coleta de lixo em Rio Branco

POR Redação Folha do Acre

A empresa Quebec Construções e Tecnologia Ambiental, mesmo oferecendo o menor preço, está cada vez mais longe de vencer a licitação para a coleta de lixo de Rio Branco.

A segunda Câmara Cível, do Tribunal de Justiça, negou provimento ao agravo de instrumento impetrado pela Quebec, que tentava reverter uma decisão de primeiro grau, na qual proíbe a pre- feitura de Rio Branco de contratar a empresa goiana.

A segunda empresa classificada na licitação a Limpebras, que atualmente presta o serviço, descobriu que a Quebec, é ré em um processo de improbidade administrativa em Minas Gerais, e, isso, seria impeditivo para ser contratada pelo poder público.

Com a Quebec fora do caminho, a Limpebras, que ficou em segundo lugar no processo de licitação, se qualificaria para continuar à frente do contrato para a coleta de lixo da Capital que em dois anos vai pagar mais de R$ 30 milhões.

Em segundo lugar ficou a Limpebras Engenharia Ambiental, que é a empresa que presta o serviço atualmente.

Quando viu que perdeu no menor preço a Limpebras, buscou o judiciário para denunciar a vencedora. A Quebec em sua defesa alega que o processo ainda está tramitando na Justiça mineira, e como ainda não foi condenada pode participar de licitações dentro da esfera pública.

No entendimento do Judiciário Acre, até agora, a prefeitura de Rio Branco não poderia contratar os serviços da Quebec. O contrato com a Limpebras vai até o dia 31 de dezembro desse ano. No dia primeiro de janeiro a nova empresa já deveria começar a operar. Mas com essa briga no Judiciário, o pior pode acontecer. 2022 pode começar com o lixo acumulado nas ruas, por falta de decisão de quem deve assumir o serviço. O secretário de zeladoria disse que não vai se manifestar por enquanto. Rio Branco produz diariamente 250 toneladas de lixo.

Com informações A Tribuna

 

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img