quarta-feira, setembro 22, 2021
26.3 C
Rio Branco
quarta-feira 22 setembro 2021

Governo do Acre entrega 28 ambulâncias zero quilômetro para os 22 municípios

POR Agência de Notícias do Acre

Recursos de mais de R$ 7 milhões vieram do Banco Mundial e permitiram a renovação de toda a frota de veículos e equipamentos embarcados de última geração; Trabalhadores do Samu agradecem, efusivamente, governador Gladson Cameli

Foi um dia para ficar na história. As 28 novas ambulâncias estacionadas, uma ao lado da outra, na praça General Dutra contrastavam com a imponência do Obelisco em homenagem aos heróis da Revolução Acreana, num ato que só pôde ser traduzido como de extremo respeito, compromisso e responsabilidade do governo do Estado do Acre para com a saúde de todos os acreanos.

A entrega dos novos veículos, nesta segunda-feira, 23, em frente ao Palácio Rio Branco, permitiu ao governo Gladson Cameli inaugurar um novo tempo para o corpo de socorristas do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e para os profissionais do Complexo Regulador da Central de Leitos, dois setores estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que até ontem operavam com limitações, em ambulâncias quebradas e ultrapassadas, adquiridas ainda em 2017, longe demais quando se trata de veículos que trabalham sempre no limite das suas operações.

A chegada das novas ambulâncias também marca um divisor nas relações de trabalho dos ‘samuseiros’, como são conhecidos entre si os trabalhadores do Samu, já que embarcados aos veículos estarão equipamentos de última geração, assim como os que equipam as novas ‘ambulâncias brancas’, como são conhecidas as que serão destinadas aos atendimentos de média e de alta complexidades, na transferência de pacientes entre cidades de médias e longas distâncias.

“Esta é uma tarde muito especial para mim, e é também um momento de celebração pela infinidade de desafios que todos nós conseguimos superar, ao longo do período de enfrentamento da Covid-19”, ressaltou Gladson Cameli, antes da solenidade começar.

Conforme o governador, todas as prioridades do seu governo – ao longo de um dos piores momentos da história da humanidade, a pandemia de Covid-19 – fizeram parte de um “planejamento imediato, rigoroso e firme” para que vidas fossem salvas.

“E mesmo assim, mesmo atendendo prioridades, fiz questão de insistir em buscar por melhorias para o Sistema de Saúde sem que ficássemos reféns da pandemia”, destacou o chefe do Executivo estadual, citando também os esforços do então secretário de Saúde, Alysson Bestene, hoje secretário de Governo.

Em agradecimento pelos novos investimentos, o médico Pedro Pascoal, coordenador do Samu e da Rede de Urgência e Emergência da Sesacre entregou ao governador uma miniatura de uma ambulância e um macacão de socorrista, que foi vestido imediatamente por Cameli. O mesmo fez a secretária de Saúde, Paula Mariano, ao ser agraciada também com um uniforme.

Antes de começar o seu discurso, o governador optou por se deslocar até os profissionais que estavam próximos das ambulâncias para uma foto com todos. “Eu procuro entender cada profissão e sei do cansaço físico e psicológico que atingem vocês e dos momentos de tensão e de amor por salvar vidas. De modo que quero agradecer a cada um que está aqui pelo trabalho tão relevante que desempenham”, disse Gladson Cameli, arrancando aplausos de uma plateia formada de parlamentares da Bancada Federal em Brasília, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, da Câmara de Vereadores de Rio Branco e com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, além de profissionais de saúde, secretários de estado e a população.

As 28 ambulâncias foram adquiridas a um custo de R$ 7.049.144,20 em recursos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre, o Proser, numa operação econômica financiada pelo Banco Mundial. Todos os 22 municípios do Acre serão contemplados com os novos veículos, mas segundo a Sesacre, a disposição por cidades só dever ser realizada nos próximos dias.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

 

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img