Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Saúde

Sesacre divulgou dados sobre HIV/Aids no Acre

Kenedi Rodigues

Publicado

on

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, divulga os dados epidemiológicos da aids, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), dos últimos cinco anos, totalizando 1.235 casos.

Dados são dos últimos cinco anos Foto: Divulgação

Desse total, 75 casos referem-se a pacientes de outros estados como Rondônia e Amazonas, sendo que o índice de contaminação é maior entre os homens, com idade entre 20 e 34 anos. A regional do Baixo Acre é a que possui o maior número de pessoas com a infecção.

Além dos dados, o informe traz orientações e indica o contato com os respectivos endereços das unidades que disponibilizam a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medida preventiva de urgência à infecção.

O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas após a infecção pelo vírus, o indivíduo pode apresentar sintomas semelhantes ao de uma gripe como febre, dor de garganta e fadiga.

A doença costuma ser assintomática até evoluir para a aids, causando perda de peso, febre ou sudorese noturna que é o suor durante o sono. Também causa fadiga e infecções recorrentes. Além disso, aids interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

Clique no link abaixo para ter acesso aos dados epidemiológicos do HIV/Aids no Acre:

ACESSE AQUI

 

ASCOM

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas