Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Opinião

Empreendedorismo por necessidade

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Por Pablo Marques

Com o cenário atual em virtude da pandemia do Covid-19 as condições financeiras de muitas pessoas ficaram em situação complicada, muitos perderam o trabalho que tinham ou foram obrigados a não trabalharem, o que obrigou ao governo a lançar um programa emergencial de distribuição de renda para poder ajudar aos mais necessitados.

Com o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial o governo federal através da Caixa Econômica atendeu mais de 65 milhões de pessoas o que representa mais de 25% da população brasileira. Até agora o governo federal já gastou mais de R$ 129, bilhões com o programa.

A situação atual na qual passamos não é nada animadora, mas não podemos ficar de braços cruzados, com a boca escancarada cheias de dentes esperando a morte chegar, como dizia o grande Raul. Para enfrentar este momento difícil, se faz necessário uma mudança no comportamento. O que para algumas pessoas pode ser o fim do mundo, para outras pode ser uma oportunidade para despertar o seu lado empreendedor, nem que seja nesse princípio um empreendedor por necessidade.

Para Dornelas, o Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Muitas das vezes essas inovações necessariamente não precisam estar voltadas para o campo tecnológico.

Podemos conceituar o empreendedor como sendo a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem (colocando em prática suas ideias), sendo dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades nas situações mais adversas.

Com isso, o empreendedor consegue transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade, semelhante ao comportamento “Smithiano”, quando afirmava que “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse”.

Com criatividade, alto nível de disposição e coragem de correr riscos, o empreendedor demonstra liderança e vontade de vencer, aspectos que, quando combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples (e muitas vezes mal estruturada na visão de alguns) em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

Com toda certeza, durante esse período de pandemia que estamos vivenciando, você conhece alguém que teve de deixar a atividade profissional que exercia de lado (possivelmente por estar desempregado ou por ter sido forçado a não trablahar) e está produzindo e comercializando algo pela internet. Esse seu colega/amigo, em virtude da necessidade de sobrevivência teve que encontrar algo para fazer e comercializar, a isso damos o nome e empreendedor por necessidade.

Muitos de seus colegas/amigos estão adquirindo habilidades que não tinham, outros estão melhorando as que tinham no sentido de produzir algo para comercializarem, outros ainda estão apenas comercializando (comprando e vendendo), o fato é que por uma necessidade o empreendedorismo teve que aflorar nessas pessoas. Se você tem algum colega/amigo nessa situação não custa nada ajudar a divulgar seu trabalho, uma curtida, um comentário, um compartilhamento podem fazer uma grande diferença.

Talvez alguns descobrirão nesse momento o que muitos desejam, que é ganhar dinheiro fazendo aquilo que gostam, talvez nem voltem a exercer o trabalho que tinham antes da pandemia, pois estarão mais felizes fazendo o que fazem agora, teriam eles descoberto o caminho da felicidade? É possível.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas