Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Prefeitura e Câmara realizam audiência pública para discutir projeto que institui novo Shopping

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Na manhã desta sexta-feira, 17, por meio de plataforma “on-line” representantes da Prefeitura de Rio Branco, da Câmara de Vereadores, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e dos Camelôs do Centro de Rio Branco participaram de audiência pública que discutiu o Projeto de Lei complementar que institui o novo shopping na capital acreana.

Localizada em área comercial, integrada ao Calçadão da Benjamin Constant, no Centro da cidade, às margens do Rio Acre, o novo empreendimento está em fase final, com mais de 90% do total da obra concluída.

O presidente do Comitê de Transparência do Novo Shopping, Paulo Braña, que também é secretário Municipal de Agricultura Familiar (Safra) fez uma apresentação da linha do tempo do projeto do novo shopping, que mostrou desde sua concepção até a fase que se encontra agora.

“Esta é uma das maiores obras que a Prefeitura vai entregar para comunidade. O maior centro de compras do estado. O trabalho da comissão tem sido ao longo desses anos acompanhar passo a passo desse processo e é isso que nós estamos apresentando aqui hoje, o nosso trabalho”, disse.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), Edson Rigaud, que também integra o Comitê de Transparência explicou que mais de 96% das lojas, quiosques e demais espaços dentro do shopping serão ocupados pelos camelôs do Calçadão da Benjamin Constant, e os outros 3% serão destinadas a empresas âncoras. “ São bancos, farmácias, operadoras de crédito, enfim, empresas que além de pagarem um aluguel bem maior do que aquele que será pago pelos camelôs, também têm grande potencial para atrair público”, ressaltou.

Outro parceiro importante em todo o processo, desde o início, é o Sebrae, que na audiência pública foi representado pelo gestor de projetos, Aldemar Maciel. Ele contou que a instituição vem atuando com ações de profissionalização dos empreendedores que irão para o novo shopping e a contratação da consultoria. “Foram realizadas várias reuniões e visitas para identificar as necessidades e expectativas dos comerciantes populares. Em seguida foram realizadas oficinas Sebrae de Empreendedorismo visando a profissionalizar o setor. Além disso foi contratada a empresa Ponto de Referência, que é especialista em varejo, atendimento, gerenciamento de shopping, e está prestando serviços para a desenvolvimento da marca, marketing, precificação, modelo de condomínio e o modelo de gestão”, frisou.

O representante do Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco, Jimy Lima, falou sobre como tem sido para os comerciantes do Calçadão verem o sonho de ter o shopping, cada dia mais próximo de ser realizado. “Nós estamos muito felizes porque pudemos acompanhar esse trabalho desde o início, participando de cada etapa, e validando todas as decisões”, declarou.

A audiência pública foi proposta pela vereadora Lene Petecão que declarou estar feliz com o resultado uma vez “que se trata de um projeto quando a população também pode ser ouvida, quando há diálogo”.

A líder da Prefeita, na Câmara Municipal, vereadora Elzinha Mendonça destacou a importância da obra para a cidade. “Uma obra dessas proporções não beneficia somente os camelôs, é algo que a população também vai usufruir com segurança e conforto. Eu também tenho acompanhado esse processo passo a passo e me sinto feliz em saber que ele vem sendo executado com responsabilidade e zelo”, falou.

Representante da categoria de camelôs, na Câmara, o vereador Juruna disse que “esse é um sonho que vem lá de trás, mas só foi possível dar início em 2013, a categoria participa desde quando o primeiro tijolo foi colocado. É um marco de transformação social e econômica para todos nós”.

O projeto de lei encaminhado à Câmara deve ser votado na sessão da próxima terça-feira, 21.

Ascom

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas