quinta-feira, outubro 21, 2021
33.3 C
Rio Branco
quinta-feira 21 outubro 2021

Infecção por covid-19 cresce em cidades que abriram o comércio

POR

O Brasil tem registrado nos últimos dias um movimento de retomada das atividades presenciais e afrouxamento do isolamento social. Essa flexibilização tem ocorrido de modo heterogêneo em todo o país. Dois dos municípios que retomaram as atividades com mais intensidade foram Blumenau (SC) e Porto Velho (RO), que autorizaram nas últimas semanas a reabertura de parte do comércio.

Consultamos os dados disponíveis no painel covid-19, desenvolvido pelo Congresso em Foco, para analisar se essas regiões que adotaram medidas de isolamento social mais brandas registraram novos picos de infecções pela covid-19.

A retomada do comércio, incluindo centros comerciais, academias, shoppings e restaurantes foi anunciada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, na última terça-feira (21) e entrou em vigor no dia seguinte (22). Para isso, o governo editou medidas de prevenção obrigatórias contra o vírus, que foram especificadas para as particularidades de cada atividade.

Desde a última quarta-feira (22), Blumenau, que aderiu ao decreto do governador, teve um aumento no número de pessoas contaminadas pela doença. Foram 91 novos casos nos últimos cinco dias, o que fez com que o número de infectados na cidade dobrasse. Esse é um acréscimo expressivo quando comparado com o período da semana anterior (entre os dias 15 e 21 de abril), quando o decreto ainda não estava em vigor, o município tinha registrado apenas 11 novos casos.

A atualização mais recente, feita na twrça-feira (28), a partir dos dados das Secretarias de Estado de Saúde, mostra que, ao todo, são 177 casos confirmados da covid-19 em Blumenau. Veja abaixo os dados do painel que mostram um crescimento acentuado do número de casos nos últimos dias.

Na segunda-feira (29), o prefeito de Blumenau confirmou que este aumento está relacionado com a reabertura do comércio.

“Há cerca de duas semanas houve uma reabertura da atividade comercial e outras atividades em Blumenau. Isso significa que houve uma circulação maior do vírus através do contato e há necessidade que a gente se atente a isso. A atividade comercial auxiliou esse retorno”, afirmou.

De acordo com o secretário de saúde do município, os novos critérios de testagem da população para que todas as pessoas com síndrome gripal realizem o exame para detectar o vírus também teve influência. “Podemos entender que existe uma relação entre a abertura do isolamento e o aumento dos casos positivos. Além disso, o fato de estarmos testando mais pessoas”, concluiu o secretário.

A prefeitura informou que, por enquanto, não há expectativa de que o município retorne ao isolamento social mais rígido.

Situação semelhante à de Blumenau acontece na capital de Rondônia. Nas últimas duas semana, a prefeitura de Porto Velho publicou dois decretos que autorizam a reabertura gradual de alguns setores do comércio, como gráficas, papelarias, imobiliárias, salões de cabeleireiro, clínicas de estética e barbearias. Nos dias 17 a 21 de abril, quando os decretos já estavam em vigor, o município registrou 92 novos casos.

Um novo decreto que estabelecia o funcionamento do comércio de eletroeletrônicos, móveis, calçados, entre outros, também foi publicado.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img