Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Sem categoria

Dicas para economizar com as finanças domésticas

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Existem algumas maneiras de apertar as finanças para ter uma folga de dinheiro no final do mês. Nas finanças domésticas, você consegue economizar bastante se tomar as atitudes corretas.

Será preciso, no entanto, fazer algumas alterações na rotina para ter mais dinheiro sobrando no fim do mês. Sendo assim, veja as dicas que trouxemos para você ter uma vida financeira mais saudável ao cuidar das suas finanças domésticas com mais cuidado.

Economize nas contas fixas

Consideramos contas fixas aquelas que você sabe que terá todos os meses e tem uma média de valores para cada uma. Entretanto, é possível diminuir os valores dessas contas.

Energia

Deixe sempre os aparelhos desligados da tomada quando não estiverem sendo usados. Considere também trocar aparelhos que gastam muito e evitar de usar alguns deles quando não necessário.

Você pode trocar, por exemplo, um pouco de tempo na TV para começar a ler um livro ou tomar pelo menos um banho mais frio quando estiver calor.

Sempre esteja atento também em relação às luzes acesas sem necessidade, pois esta é uma clássica situação que tira dinheiro do seu bolso.

Água

Evite banhos demorados sem necessidade e tente reaproveitar a água que sai da máquina de lavar para lavar o chão. Tudo que você pode reutilizar ou economizar, além de fazer bem ao meio ambiente, fará bem para o seu bolso.

Contas de telefone e assinaturas

Se você possui uma conta de telefone muito alta, considere tirar um tempo para renegociar o seu plano. Se não conseguir, troque de operadora. A maioria das operadoras tem ótimos planos para novos clientes e você vai pagar bem pouco para ter muitos benefícios.

Se a situação está bem apertada, você pode considerar tirar assinaturas como Netflix, tv a cabo e outros serviços de streaming. Existem opções gratuitas de entretenimento na internet para te ajudarem neste período mais apertado.

Aluguel

Se acha que o seu aluguel está muito alto, talvez seja hora de mudar o padrão de vida e alugar um espaço menor ou um pouco mais longe dos grandes centros.

Mesmo assim, é importante considerar outros gastos como transporte para ir ao trabalho, pois não adianta economizar no aluguel se você vai gastar o dinheiro na gasolina.

Economize nas contas variáveis

Conta variável é aquela que, dependendo de como você se organiza, dá para diminuir muito, ou em alguns casos, até mesmo desaparecer com elas.

Comida

Para diminuir, e muito, o gasto com comida, você vai precisar ir para a cozinha. É possível fazer comida para a semana toda se você se planejar na hora de fazer as compras.

Esteja sempre ligado nas promoções e aprenda novas receitas para tirar melhor proveito dos alimentos. Certamente, você terá que deixar de comer fora, pois isso é o que mais tira dinheiro do seu bolso no dia a dia.

Transporte

Se você mora perto do trabalho, considere ter um meio de transporte sem custos fixos, como uma bicicleta. Se você mora mais longe, opte pelo transporte público, mas se esta já é sua única opção, considere negociar com o seu chefe a possibilidade de um auxílio transporte.

Roupas e acessórios

Experimente comprar roupas de melhor qualidade e aposte em peças chave para montar looks diferentes. Peças de roupas mais minimalistas como camisetas de cores neutras e calça jeans são ótimas para que você passe muito tempo sem precisar gastar com isso.

Com relação aos acessórios, evite fazer compras supérfluas. Tente economizar o seu dinheiro para depois comprar aquilo que deseja, no momento certo.

Produtos para a casa em geral

Faça uma lista do que é realmente necessário. Muitas vezes queremos comprar aquele clareador de roupas caríssimo ou algum outro produto de melhor qualidade. Em tempos de crise financeira, você deve analisar o que é realmente necessário para deixar a sua casa bem cuidada.

Não tem onde mais economizar? Ganhe mais dinheiro

Se você já usa todas as dicas que demos logo acima, pode começar a pensar em uma forma de fazer renda extra. Se você trabalha fora o dia todo e não tem mais tempo para outras atividades, considere fazer algo para ganhar dinheiro online.

Uma boa opção é fazer um registro de domínio, contratar uma hospedagem de sites e criar um blog. No seu blog, ao publicar conteúdo, você pode ganhar dinheiro com publicidade, vendas de produto como afiliado e muito mais.

Você tem a opção de registrar o seu na Hostinger.

Agora se você não usa nenhuma de nossas dicas para economizar nas finanças domésticas, comece a pensar em maneiras de se adaptar a esse novo estilo de vida e você verá a diferença no seu bolso.

Quando você coloca em prática tudo isso que ensinamos, começa a economizar alguns trocados de um lado e do outro e acaba tendo uma grande surpresa no fim do mês.

Aproveite para utilizar este dinheiro para uma reserva de emergência ou para negociar dívidas em atraso.

Gostou das dicas? O que mais você faz em casa para economizar nas suas finanças? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este post com mais amigos que estão precisando de uma ajudinha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas