Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Tarauacá

Acreano de família pobre passa no curso de medicina em uma das maiores faculdades de São Paulo

Anderson Bodanese

Publicado

on

O jovem tarauacaense Reuli Cordeiro da Silva, filho do seu Vadimiro que vendia churrasquinho em frente à prefeitura, e Dona Raimunda, conta ao blog do Accioly como conseguiu ingressar no curso de medicina na Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo.

Uma família pobre que com muita luta está conseguindo formar os três filhos, inclusive, um deles se forma esse ano em medicina na Ufac.

Leia abaixo na integra toda essa história de superação:

“Tudo começou no final de 2013 quando eu ainda trabalhava como menor aprendiz nos Correios.

Um dos meus professores sugeriu que eu fizesse um concurso de bolsas de estudo do SESC. Depois de fazer uma prova objetiva, uma redação e uma entrevista, conquistei uma bolsa de estudos no Rio de Janeiro. Tal bolsa incluía todos os meus gastos com moradia, saúde, educação e alimentação.

Meus pais fizeram muito esforço para comprar minhas passagens e consegui concluir o Ensino Médio em 2016.

Retornei ao Estado do Acre em 2017, ano no qual eu e meus pais, Raimunda e Valdemiro, nos planejamos financeiramente para que eu pudesse, no ano seguinte, fazer provas das universidades de São Paulo, já que meu sonho era estudar na maior metrópole do país, a qual é também o centro da medicina nacional.

Em 2018 consegui bolsa integral para estudar medicina na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Decidi não cursar, pois meu sonho estava na capital. No ano de 2019, com muita ajuda dos meus pais, os quais permitiram que eu me dedicasse apenas aos estudos, consegui fazer as provas novamente e dessa vez os resultados foram surpreendentes.

Fiz 980 pontos na redação do ENEM e obtive uma média geral que permitiu escolher estudar medicina em qualquer estado do país, me permitiu, inclusive, escolher grandes universidades, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Goiás.

Como quero construir minha carreira como médico em São Paulo, decidi usar minha nota para conseguir uma bolsa integral em uma das mais tradicionais faculdades de medicina do Estado: A Faculdade de Medicina do ABC.

Nunca imaginei que chegaria até aqui. Felizmente tive pais que, apesar de todas as dificuldades, trabalharam muito para que eu pudesse aproveitar todas as oportunidades”.

(Reuli Cordeiro da Silva)

Fonte: Blog do Accioly

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas