23 fevereiro 2024

COP 28: mulheres e crianças são 14 vezes mais vulneráveis a desastres naturais, alerta Socorro Neri

Assessoria

Date:

No painel Mulheres por Justiça Climática: Diálogos intergeracionais entre jovens ativistas e lideranças femininas em espaços de poder, realizado na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas(COP-28),em Dubai(Emirados Árabes),a deputada Socorro Neri(PP) ressaltou a urgência de ampliar a liderança e o engajamento feminino em todas as esferas decisórias de poder.

Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e moderado pela parlamentar acreana, o painel buscou refletir como a ação das mulheres, de diferentes gerações, tem sido fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas, ” exatamente pelo fato de mulheres e crianças serem 14 vezes mais vulneráveis a desastres naturais”.

No evento, a parlamentar ressaltou ser essencial criar espaços onde as mulheres possam ter voz ativa, compartilhar e contribuir com suas idéias, sobretudo diante de dados que apontam que 72% das pessoas que vivem em extrema pobreza e que são vulneráveis a desastres ambientais são mulheres. ”Estamos reunidos para discutir a Justiça Climática, com um olhar atento às questões da Juventude, Protagonismo Feminino, Igualdade de Gênero e Racismo Ambiental”, enfatizou.

Inclusão da mulher

Socorro Neri reiterou ser fundamental incluir o gênero feminino no processo de tomada de decisões e formulação de políticas ambientais, ”incentivando as mulheres a engajar-se na agenda climática e convocando novas gerações a contribuir com esta causa vital”.

Neri destacou que a COP 28 é uma oportunidade ímpar de diálogo intergeracional que visa estabelecer conexões entre jovens ativistas e lideranças femininas em espaços de poder. A Conferência, segundo a deputada, é um momento crucial para refletir sobre o papel das mulheres e das gerações mais jovens como agentes de transformação, promovendo ações que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas, propondo políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis.

Últimas