Início / Versão completa
Destaque

Entre notas de apoio a si mesmo, o vídeo que assombra a Casa Civil e o afastamento de Henrique Maciel: igredientes de uma narrativa com desfecho pronto

Por Por Gina Menezes 09/11/2023 16:53 Atualizado em 09/11/2023 17:03
Publicidade

Por que notas repudiando acusações e notas de apoio a si mesmo em nome da instituição Polícia Civil não serão suficientes para estancar o estrago que causará o depoimento da “vítima x” que acusa Henrique Maciel de assédio sexual? Por que o vídeo com o depoimento de uma das supostas vítimas assombra a Casa Civil e por que a saída do secretário-geral de Polícia Civil é questão de dias? Essas são as perguntas que rondam os bastidores do poder no Acre nos últimos tempos, que todos sabem, mas poucos falam.

Publicidade

A resposta sobre não conseguir escamotear fatos e desfazer narrativas é muito simples. Quase uma daquelas frases de mãe que se ouve na infância: Porque a verdade é inexorável. Se ela existir virá a tona.  Se não se cristalizar na onda de denúncias dos  supostos terríveis crimes que Henrique Maciel é acusado, ao menos restará claro que ele não tem apoio, lideranças ou poderá contar com espírito de corporação dos próprios delegados.

Sobre as notas e mais notas em apoio ao delegado Henrique, podemos dizer que é fichinha perante ao que está prestes a vir a público. Simplesmente porque nada é mais contundente que o depoimento temeroso, poderoso e dolorido de uma suposta vítima de crimes contra a dignidade sexual. O vídeo  onde uma mulher acusa o delegado de assédio sexual existe. É pesado, doloroso e para horror de alguém que tenta escamotear a verdade ele já está nas mãos das autoridades. Fatos não podem ser ignorados por muito tempo e para além do vídeo que é como soco no estômago de qualquer mulher que ver uma semelhante sofrer de dor e medo, haverá o depoimento da vítima. 

Nesta quinta-feira (9), faz 14 dias que o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-Acre) cobrava que o governo do Acre agisse com rapidez e rigor diante de notícias de assédio sexual sob pena de sua leniência ser interpretada como uma concordância velada com a prática de crimes e de concordar com institucionalização de práticas nefastas no seio da gestão pública. Depois da nota, como em uma comunicação de loucos, surgiram notas defendendo o acusado e nenhuma palavra sobre a suposta vítima, mas esta realidade está prestes a mudar.

Publicidade

Aguardem o desenrolar dos dias e a imprensa se prepare para procurar o CEDIM-Acre que tanto ignoraram para pedir notas sobre o assunto. 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.