23 fevereiro 2024

Compradores internacionais participam de lançamento do programa Exporta Mais Amazônia, em Rio Branco

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

Cerca de trinta compradores internacionais estarão avaliando ofertas de produtos no lançamento do programa Exporta Mais Amazônia, que acontece a partir do dia 27 de novembro, em Rio Branco. O programa está sendo lançado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para aumentar o potencial econômico da produção e exportação de produtos da região norte do Brasil.

A reunião tem como foco a produção e exportação dos maiores produtos agropecuários da região, como o açaí, cacau e chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína, de frango e ovos.

O evento de lançamento acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac) entre os dias 27 e 1 de novembro. Sessenta (60) empresas da região norte serão selecionadas para a rodada de negócios com os produtores internacionais.

O Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembra que os produtos da floresta representam um mercado de cerca de U$ 200 bilhões no mundo, do qual o Brasil ainda participa com menos de 1%.

“Nosso objetivo é conscientizar empresas da região Norte das vantagens da exportação, para que mais empresários prepararem-se para o mercado internacional. O mundo precisa ver que ao comprar um produto da Amazônia, está contribuindo para manter a floresta de pé”, diz Viana.

Para participar do programa, as empresas nortistas devem realizar uma inscrição On-line pelo endereço eletrônico da Apex até o dia 28 de outubro. No encontro, os produtores poderão apresentar suas ofertas de exportação e fecharem vendas internacionais com os 30 compradores que participarão do evento.

O lançamento conta com um paínel de especialistas e rodadas de negócios. As empresas inscritas e selecionadas no programa também participação de feiras internacionais no estande Amazônia.

Últimas