1 março 2024

Todas as convocações de concurso da Educação serão feitas até outubro, anuncia secretário

Redação

Date:

O secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Aberson Carvalho, anunciou que todas as convocações do concurso público para professores provisórios da rede pública serão feitas até outubro, conforme a necessidade de vagas.

Ele adiantou que um novo chamamento ocorrerá já na próxima semana, assim que finalizar a contratação dos nomes da última convocação, feita nos últimos dias. Mais de 3,5 mil já foram chamados para assumir seus postos nas salas de aula.

No entanto, um grupo de professores alega que a SEE tem feito contratações diretas de professores provisórios do concurso anterior, cujo contrato de trabalho já foi encerrado. Nesta segunda, 18, eles foram até o órgão cobrar esclarecimentos.

O secretário confirmou que cerca de 300 profissionais foram readmitidos, temporariamente, em caráter excepcional, até que o prazo de 10 dias para a atual convocação se encerre, conforme previsto no edital. Após isso, a pasta poderá substituir esses professores. A ideia das contratações diretas é não deixar os alunos sem aula enquanto esse processo acontece.

Carvalho adiantou também que essas contratações excepcionais poderão se repetir, caso não haja candidatos aptos a assumir vagas abertas. “Onde tem vaga e tem professores aprovados, estes serão convocados. Porém, eu também tenho lugares com demanda e que ninguém foi aprovado. Esses serão chamados de forma direta”.

Informações A Gazeta do Acre

Últimas