24 abril 2024

POR QUE ESTUDAR ECONOMIA?

Pablo Marques

Date:

Diariamente somos bombardeados com notícias que de uma forma ou de outra acabam envolvendo questões econômicas e que no final das contas irá nos afetar direta ou indiretamente. Nesse sentido, cabe uma reflexão, da importância em estudar a ciência econômica.

Destacamos três razões que consideramos importantes para o estudo da economia que irá nos ajudar a entender melhor sobre essa ciência que tanto encanta os noticiários da mídia.

A primeira razão é que isso nos ajudará a entender o mundo em que vivemos. Há muitas perguntas sobre economia que poderão aguçar nossa curiosidade. Por que os preços do aluguel/compra de apartamento/casa são tão diferentes em relação a região em que estão localizados? Por que as companhias aéreas cobram tão caro em uma passagem aérea na região norte e tão barata em outras regiões do país? Por que o Neymar ganha tanto dinheiro dentro e fora dos gramados? Por que o padrão de vida é tão baixo em regiões periféricas da cidade? Por que alguns países têm altas taxas de inflação, enquanto outros têm preços estáveis? Por que é fácil conseguir emprego em determinadas épocas e tão difícil em outras? Essas são apenas algumas das perguntas que o estudo da economia ajuda a responder.

A segunda razão é que você pode se tornar um participante mais arguto nas questões econômicas. Na vida diária, você toma muitas decisões de âmbito econômico, mesmo sem saber. Depois que você consegue um emprego, precisa decidir quanto gastar, quanto economizar e como investir sua economia/poupança. Algum dia, quem sabe, você poderá dirigir um pequeno negócio ou uma grande empresa e terá de decidir que preços irá cobrar pelos produtos/serviços que oferece. Você não ficará rico apenas com o estudo de economia, mas terá algumas ferramentas que poderão ajudá-lo nesse empreendimento.

A terceira razão é que com o estudo de economia você terá um melhor entendimento sobre o potencial e sobre os limites da política econômica que estará vivenciando. As questões econômicas estão sempre na mente dos formuladores de políticas em todas as esferas do governo: municipal, estadual e federal. Quais são os ônus pertinentes as formas alternativas de tributação? Quais são os efeitos do livre comércio com outros países? Qual a melhor forma de proteger o meio ambiente? De que forma o déficit orçamentário do governo afeta a economia? Por qual motivo o dólar tem um grande impacto em nossa economia? Por fim, como eleitor, conhecedor dos assuntos econômicos, você pode ajudar a escolher as políticas que orientam a alocação de recursos da sociedade. Entender economia ajuda a pôr em prática essa responsabilidade. Quem sabe um dia você poderá ser um formulador de políticaspúblicas seja do lado do executivo ou do lado do legislativo, quem sabe até do judiciário, não duvidemos desta última opção.

Portanto, estudar pelo menos os princípios daeconomia, lhe dará um arcabouço teórico de compreender como a economia pode ser aplicada a muitas situações da vida. Se, no futuro, você estiver lendo um jornal, gerindo um negócio ou dirigindo um país, ficará satisfeito por ter estudado um pouco sobre economia.

Últimas