26 fevereiro 2024

Governo entrega através do Iteracre 600 títulos definitivos na Baixada da Sobral, em Rio Branco

Gina Menezes

Date:

Com a presença de centenas de moradores da Baixada da Sobral, o governo do Acre, através do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou a entrega de 600 títulos definitivos de propriedades para moradores daquela região. 

O evento marcou a abertura da Semana Nacional de Regularização Fundiária. Para a entrega dos títulos foi investido mais de R$ 4 milhões de reais pelo executivo.

A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, agradeceu todas as parcerias que auxiliam na desburocratização da regularização fundiária. Gabriela afirmou que a regularização fundiária é fundamental porque proporciona segurança jurídica aos proprietários e promove desenvolvimento através do acesso às linhas de crédito.

“Estamos muito felizes por esse momento de entrega de títulos aqui na Baixada da Sobral. Nós sabemos que a regularização fundiária é extremamente importante por diversos motivos e um dos principais é que promove e estimula o desenvolvimento já que os os proprietários, já com seus títulos definitivos, podem investir em melhorias e manutenção de suas propriedades”, diz.

Gabriela agradeceu todo apoio e salientou os investimentos feitos pelo governador Gladson Cameli e agradeceu ao corregedor do Tribunal de Justiça, desembargador Samuel Evangelista.

“Nada disso seria possível sem apoio. Até o final de setembro teremos entregues mais de 4.300 títulos definitivos. Sou grata ao governador Gladson Cameli por ter tornado a regularização fundiária uma prioridade no seu governo. Ele investiu e decidiu tirar o Acre da condição de um estado de posseiros para um estado de proprietários. Sou grata também a toda ajuda do corregedor do TJ, desembargador Samuel Evangelista, que nos deu todo apoio e até alterou o horário de funcionamento dos cartórios para que pudéssemos entregar 3 mil títulos definitivos em tempo recorde”, frisou.

O governador Gladson Cameli afirmou que a regularização fundiária é de fundamental importância para o desenvolvimento do Acre e salientou que fará ainda mais investimentos na área.

“Uma das principais metas do nosso governo é levar cidadania às pessoas e isso pode ser feito também através da entrega de títulos. Com os títulos nas mãos as pessoas podem ter segurança jurídica, acessar créditos. O Iteracre está de parabéns pelo trabalho. Nosso governo continuará apoiando a regularização fundiária”, declarou.

Samuel Evangelista, corregedor do TJ, elogiou Gabriela Câmara e frisou a importância do título definitivo para o desenvolvimento das regiões.

“Estamos na Semana Nacional da Regularização Fundiária e este evento de entrega de títulos é muito importante. O desenvolvimento passa também pela regularização fundiária”, frisou.

Veja o que as autoridades disseram no evento:

Manoel Moraes

“Quero parabenizar o governador pela decisão política do governo de fazer do Acre um estado de propriedades regularizadas. Isso é uma decisão que demanda coragem porque envolve custos. Sem dúvida o Acre será um lugar melhor com um estado onde as pessoas tenham a legitimidade sobre suas propriedades”, declarou.

Afonso Fernandes 

“Sem união de poderes esse momento não seria possível esse momento importante aqui hoje. A entrega de títulos definitivos de propriedades é extremamente importante para as pessoas. Sem uma política séria determinada pelo governador nós também não estaríamos aqui. A regularização fundiária traz em seu bojo muitas vantagens como é o caso da segurança jurídica, a oportunidade de auxiliar na economia”, diz.

Nicolau Júnior 

“Quero parabenizar o governador Gladson Cameli por fazer da regularização fundiária uma prioridade em sua gestão. O governador entende que é fundamental para o desenvolvimento econômico regional. Esse é um sonho antigo e que o governador firmou compromisso com determinação. O que ele está fazendo é trazer dignidade às comunidades, aos moradores que terão em mãos os seus títulos definitivos. Quero parabenizar Gabriela Câmara por ser determinada e se dedicar a resolver este problema”, frisou

Alan Rick 

“Sabemos a importância da regularização fundiária para o desenvolvimento do estado e por isso iremos destinar R$ 4 milhões de reais em emenda para auxiliar o Iteracre. Eu entendo a emoção de cada um que está aqui que agora terão os títulos de suas propriedades e serão de fato proprietários”, declarou.

Bocalom 

“Este é um momento importante. A entrega de títulos definitivos auxília no desenvolvimento, leva dificuldade. As pessoas precisam ser donas de suas terras e sem o título definitivo ninguém é dono. Titular as terras aqui é extremamente importante para o município de Rio Branco. Estou feliz porque também irão titular os polos agroflorestais e isso contribui para o desenvolvimento”, frisou.

Regina Ferrari – Presidente do TJ/Acre

“Quero parabenizar em seu nome, Gabriela, toda a equipe que trabalhou muito para a realização deste evento. Quero parabenizar os servidores dos cartórios que não mediram esforços para que fossse possível a entrega dos títulos. Terra é a base de muitos direitos fundamentais. Ao regularização é um marco de civilidade e prosperidade”, frisou.

Socorro Neri 

“A entrega e títulos definitivos é importante para auxiliar no desenvolvimento da localidade, por levar dignidade através da propriedade legítima e por garantir aos donos dos imóveis a possibilidade de acessar créditos e para que tenham infraestrutura na região. Estaremos destinando emenda para auxiliar na regularização fundiária rural que é muito importante também”, diz.

Últimas