29 março 2024

Familiares de Chico Mendes protestam após estátua de líder ser derrubada e pedem punição de responsáveis

Redação

Date:

A ação de vândalos que derrubaram a estátua do seringueiro e ambientalista Chico Mendes, em Rio Branco, foi denunciada no Ministério Público do Acre (MP-AC). A presidente do Comitê Chico Mendes e filha do ex-seringueiro, Ângela Mendes, confirmou nesta segunda-feira (4) que procurou o órgão estadual para que os responsáveis pelo crime sejam encontrados e punidos.

Ângela informou que enviou um ofício solicitando agenda na Promotoria de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural.

Nesse domingo (3), um grupo de pessoas, incluindo a presidente do comitê e a neta de Chico Mendes estiveram na praça para cobrar providências e pedir a punição dos culpados.

Equipes da prefeitura estiveram na Praça Povos da Floresta, no Centro da capital acreana, nesta segunda para levar o monumento para ser revitalizado.

O ex-presidente e pré-candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva usou o Twitter também para se posicionar sobre a derrubada da estátua.

A estátua do ambientalista foi arrancada por vândalos na última sexta (1º). O crime foi denunciado por Ângela Mendes nas rede sociais. Esta não é a primeira vez que a estátua é alvo de vândalos. No monumento original, Chico Mendes aparecia ao lado de uma criança, seu filho. Mas, em 2018, a estátua do menino foi levada e desde então está guardada, segundo Ângela.

“Alguém tem que tomar providências, a gente já está acionando o Ministério Público, mas os órgãos competentes precisam vir também se manifestar. É um patrimônio histórico e cultural do nosso estado. Não é possível que a gente continue presenciando esse tipo de descaso com o nosso patrimônio e patrono do meio ambiente”, criticou Ângela.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado informou que vai iniciar o trabalho de recuperação da estátua e do memorial ainda nesta segunda (4) e o serviço deve ser concluído ainda esta semana.

O delegado Alex Danny, da 1ª Regional, informou que já iniciou as investigações. Segundo ele, os peritos já estiveram no local e, agora, ele aguarda o relatório sobre as diligências.

Chico Mendes foi morto com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988 enquanto tomava banho nos fundos de casa, uma semana antes, o líder seringueiro havia completado 44 anos. Chico Mendes, que morava em Xapuri, cidade do interior do Acre, é conhecido nacionalmente e internacionalmente como ativista ambiental.

G1

 

Últimas