Zé Lopes propõe tribuna popular sobre valorização dos coveiros na Câmara Municipal
A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Rio Branco, realizada nesta quinta-feira (21) por proposição do vereador Zé Lopes, abriu espaço para que coveiros da capital apresentassem as dificuldades enfrentadas pela categoria e cobrassem valorização profissional.
Durante a participação na tribuna, o coveiro Marcos afirmou que os trabalhadores recebem atualmente cerca de R$ 1.400 e relatou que a categoria convive há anos com a falta de reconhecimento.
“É a única categoria que é desvalorizada. Nós queremos melhorias salariais, nós não queremos ser vistos só quando morre alguém. Nós somos uma categoria esquecida. Nós queremos que vocês tenham misericórdia de nós, tenham amor ao próximo”, declarou.
Outro servidor, identificado como Israel, também falou sobre a realidade enfrentada nos cemitérios da capital e destacou a falta de estrutura para os trabalhadores.
“A gente vem vivendo muito tempo em situação precária. Nós no cemitério não temos nenhuma cozinha pra esquentar uma comida”, disse.
Autor da proposta da Tribuna Popular, o vereador Zé Lopes afirmou que a categoria precisa ser vista pelo poder público e anunciou que irá apresentar um anteprojeto em defesa dos trabalhadores.
“É uma categoria invisível pra população e pra Prefeitura de Rio Branco. Eu vou apresentar um anteprojeto para que a prefeitura possa pelo menos dar um auxílio alimentação pra vocês”, afirmou o parlamentar.