Início / Versão completa
Destaque

Rio Branco registra abril mais chuvoso que a média e com alta frequência de dias de chuva

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre 02/05/2026 09:36 Atualizado em 02/05/2026 09:36
Publicidade

O mês de abril de 2026 terminou com volume de chuvas acima da média histórica em Rio Branco, segundo dados do O Tempo Aqui. Ao todo, foram registrados 219,6 milímetros de precipitação, índice 7,5% superior à média climatológica para o período, que é de 204,3 mm.

Publicidade

Além do acumulado, o destaque foi a regularidade das chuvas ao longo do mês. Foram contabilizados 23 dias com precipitação igual ou superior a 1 milímetro, número acima da média histórica de 13 dias. Considerando volumes menores, o total chega a 25 dias com registro de chuva, restando poucos dias sem ocorrência.

Os dados indicam ainda que, em alguns pontos da cidade, a precipitação pode ter sido registrada em quase todos os dias do mês.

No aspecto térmico, as temperaturas se mantiveram dentro do padrão esperado. A mínima foi de 21,5°C, enquanto a máxima atingiu 32,9°C.

Publicidade

O maior volume de chuva em 24 horas na capital foi de 47,2 mm, registrado no dia 14. Já o maior acumulado no estado ocorreu em Brasiléia, com 242,8 mm no dia 16, considerado o maior registro do ano até o momento.

No acumulado de 2026, janeiro registrou 460,2 mm, fevereiro 124,4 mm, março 347,2 mm e abril 219,6 mm, mantendo o padrão de chuvas frequentes no início do ano.

A umidade relativa do ar chegou a 53% no menor índice do mês, enquanto as rajadas de vento atingiram 51,9 km/h, também no dia 16.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.