Quase 8 mil estudantes acreanos têm contratos atrasados com o Fies; dívidas podem ser renegociadas com 99% de descontos
Um levantamento divulgado pelo governo federal aponta que quase 8 mil estudantes do Acre estão com contratos em atraso com Fies. Esses alunos poderão renegociar seus débitos por meio do Desenrola Fies, programa do governo federal que entrou em vigor nesta quarta-feira (13).
No estado, o montante passível de renegociação chega a R$ 598,4 milhões em saldo devedor, oferecendo a milhares de acreanos a possibilidade de regularizar pendências financeiras com descontos que podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida.
A iniciativa integra o Novo Desenrola Brasil e tem como objetivo reduzir a inadimplência entre estudantes que utilizaram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ampliando as condições para reorganização financeira e recuperação do crédito. Em todo o país, a expectativa do governo é beneficiar mais de 1 milhão de estudantes.
Podem aderir ao programa estudantes que firmaram contrato até 2017 e que estavam na fase de amortização em 4 de maio de 2026. O prazo para renegociação segue aberto até 31 de dezembro deste ano.
As condições oferecidas variam de acordo com o tempo de atraso e o perfil socioeconômico do estudante. Para contratos com parcelas vencidas há mais de 90 dias, é possível quitar a dívida à vista com desconto total de encargos e abatimento de até 12% sobre o valor principal, ou parcelar o débito em até 150 vezes, com perdão integral de juros e multas.
Estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e em situação de vulnerabilidade social, com débitos vencidos há mais de 360 dias, poderão obter desconto de até 99% para quitação total da dívida, desde que estivessem cadastrados até 4 de maio de 2026 e com dados atualizados nos últimos 24 meses.
Para os demais contratos com atraso superior a 360 dias, o desconto pode chegar a 77% sobre o valor consolidado, incluindo o saldo principal. Já estudantes com pagamentos em dia ou com atraso de até 360 dias também poderão quitar antecipadamente o saldo com desconto de 12%.
A renegociação deve ser feita exclusivamente pelos canais digitais da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, conforme a instituição responsável pelo contrato. Após a adesão e confirmação do pagamento da entrada, o nome do estudante e de eventuais fiadores será retirado automaticamente dos cadastros de inadimplência, com atualização do novo cronograma de pagamento.