Início / Versão completa
Polícia

Operação “Ramificações” mira facção criminosa e cumpre 10 mandados em quatro cidades do Acre

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre 07/05/2026 10:56 Atualizado em 07/05/2026 11:02
Publicidade

A Polícia Civil do Acre deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 7, a operação “Ramificações”, voltada ao combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas em quatro municípios do estado. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e resultou no cumprimento de 10 ordens judiciais entre capital e interior.

Publicidade

Segundo a Polícia Civil, a investigação apura a atuação de uma rede criminosa ligada à facção Comando Vermelho. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e prisão, além da apreensão de armas.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira na sede da Divisão Estadual de Investigações Criminais (DEIC), o delegado titular da DRACO, Gustavo Neves, declarou que três mandados de prisão tiveram resultado positivo e uma pessoa também foi presa em flagrante por posse de armamento de uso restrito.

“O faccionado portava em sua casa uma arma longa e uma pistola 9 milímetros. Essas pessoas que foram presas hoje eram os responsáveis diretos por parte dos crimes que a facção costuma praticar”, afirmou.

Publicidade
Delegados dão detalhes da operação durante coletiva/Foto: Natã Praxedes/Folha do Acre

Ainda conforme o delegado, os investigados seriam responsáveis por crimes relacionados à manutenção territorial da facção, incluindo extorsão contra comerciantes e moradores. “Ramificação é uma operação destinada a combater o crime perpetrado por faccionados tanto aqui na capital quanto no interior. Hoje, a gente cumpriu dez mandados de busca e de prisão, três mandados de prisão positivos e também teve uma prisão em flagrante. Eles praticam crimes em nome da facção para garantir manutenção de território, extorsão contra comerciantes e moradores e aplicam o que eles chamam de disciplinas.”

O diretor do Departamento de Polícia da Capital e Interior, Alcino Júnior, afirmou que a ofensiva faz parte de uma estratégia permanente de enfrentamento às organizações criminosas no estado. Segundo ele, a Polícia Civil vem ampliando investigações relacionadas a homicídios, tráfico de drogas, desaparecimentos e casos de tortura atribuídos a facções criminosas.

“A ação da DRACO de hoje é uma continuidade. Um dos eixos da gestão da Polícia Civil é o combate ao crime organizado. A gente acredita que nos próximos dias e meses vai ser uma atuação coordenada daqui da capital, pela DRACO, pela DPCI e pela gestão maior. A população espera resposta e essa é uma das respostas.”

Polícia prendeu uma pessoa durante a operação/Foto: Ascom PC

Já o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Martin Hessel, destacou que a operação integra o plano inicial da nova gestão da instituição e deverá alcançar outras regiões do Acre. Ele afirmou que as próximas ações também devem incluir enfrentamento ao tráfico de drogas e crimes praticados contra públicos vulneráveis.

“Essa ação da DRACO é continuada. Ela começa e vai continuar, vai se expandir para todo o Estado. É um eixo da nova gestão essa intensificação no combate ao crime organizado. Também haverá ações voltadas ao enfrentamento dos crimes contra públicos vulneráveis, como mulheres, idosos e crianças.”

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.