Início / Versão completa
Destaque

Criança é diagnosticada com meningite bacteriana em Cruzeido do Sul; Saúde descarta risco de surto

Por Redação Folha do Acre 19/05/2026 10:39 Atualizado em 19/05/2026 10:47
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul informou nesta terça-feira (19) que o caso confirmado de meningite bacteriana registrado em uma criança de 7 anos não representa risco de surto no ambiente escolar e, por isso, não houve recomendação para suspensão das aulas.

Publicidade

A informação foi repassada pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Rafaela Oliveira, durante entrevista à imprensa.

Segundo ela, a criança foi diagnosticada com meningite causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, um tipo que, conforme os protocolos do Ministério da Saúde, não exige quimioprofilaxia dos contatos próximos — procedimento preventivo feito com medicação.

“A bactéria que a criança foi acometida não é comum causar surtos, principalmente em ambiente escolar. Por isso, não foi recomendada a suspensão das aulas”, explicou.

Publicidade

A coordenadora afirmou ainda que a Secretaria de Saúde esteve na instituição de ensino para orientar alunos, pais e profissionais da escola logo após a confirmação do caso.

De acordo com as últimas informações recebidas pela Vigilância Epidemiológica, a criança permanece internada, mas apresenta quadro estável e em recuperação.

Rafaela Oliveira descarta risco de surto da doença no Juruá/Foto: Reprodução

Saúde monitora comunidade escolar

Apesar de o risco de transmissão ser considerado baixo, a Secretaria segue acompanhando a situação e orientando a comunidade escolar.

A recomendação é que pessoas com sintomas como febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos ou manchas avermelhadas na pele procurem atendimento médico imediatamente.

Rafaela Oliveira destacou que a transmissão ocorre principalmente por contato próximo e prolongado.

Município reforça vacinação

A coordenadora de imunização de Cruzeiro do Sul, Thayana Felix, informou que as vacinas contra meningite seguem disponíveis nas unidades de saúde do município.

Segundo ela, a Secretaria intensificou o abastecimento das salas de vacina após o aumento da procura provocado pela divulgação do caso.

“Nós estamos diariamente abastecendo as unidades. Tivemos momentos em que algumas unidades ficaram sem doses, mas o município não ficou desabastecido”, afirmou.

Thayana reforçou a importância da imunização como principal forma de prevenção contra a doença e destacou que a vacinação ocorre desde os primeiros meses de vida, com reforços durante a infância e adolescência.

A Secretaria de Saúde também orienta a população a manter medidas preventivas, como higiene das mãos, etiqueta respiratória e ambientes bem ventilados.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.