Início / Versão completa
Geral

MPAC instaura procedimento para apurar irregularidades em fundo da criança e do adolescente em Epitaciolândia

Por Por Aikon Vitor, da Folha do Acre 17/03/2026 13:46
Publicidade

O Ministério Público do Estado do Acre instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a regularização do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Epitaciolândia. A medida foi oficializada por meio de portaria assinada pelo promotor de Justiça Rafael Maciel da Silva.

Publicidade

De acordo com o documento, há indícios de irregularidades na gestão do fundo, além da falta de regulamentação adequada. Essa situação, segundo o MP, pode estar impedindo a captação e a destinação de recursos voltados a projetos e ações de proteção, promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município.

O fundo é considerado um instrumento essencial para financiar políticas públicas na área, sendo gerido pelo conselho municipal responsável. No entanto, falhas administrativas estariam comprometendo seu funcionamento.

A portaria também destaca que a atuação do Ministério Público tem como base a Constituição Federal, que atribui ao órgão a função de fiscalizar o cumprimento de direitos fundamentais, incluindo os voltados à infância e à adolescência.

Publicidade

Com a abertura do procedimento, o MPAC passa a acompanhar de forma contínua a situação do fundo, podendo adotar medidas para garantir sua regularização. O processo terá prazo inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme a necessidade das investigações.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.