Início / Versão completa
Destaque

Com pior índice do país, Rio Branco é a cidade que menos investe em saneamento por habitante, diz estudo

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre 23/03/2026 07:15 Atualizado em 23/03/2026 07:15
Publicidade

Rio Branco figura entre os municípios com menor investimento em saneamento básico no Brasil, conforme dados divulgados na última quarta-feira, 18, pelo Instituto Trata Brasil. De acordo com o levantamento, a capital acreana aplicou R$ 8,99 por habitante, valor significativamente inferior ao necessário para a ampliação dos serviços.

Publicidade

O estudo indica que o montante investido está muito abaixo do parâmetro estabelecido pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que estima um investimento mínimo de R$ 231,09 por pessoa para viabilizar a universalização do abastecimento de água e do tratamento de esgoto.

No Ranking do Saneamento 2026, que avalia as 100 maiores cidades do país, Rio Branco ocupa a 98ª colocação. O município aparece à frente apenas de Porto Velho (RO) e Santarém (PA). Em relação à edição anterior do levantamento, a capital acreana perdeu uma posição na classificação geral.

Os dados têm como base informações do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), referentes ao ano de 2024. O ranking é elaborado anualmente e considera indicadores como acesso à água, coleta e tratamento de esgoto, além dos níveis de investimento realizados pelos municípios.

Publicidade

A inclusão de Rio Branco entre os piores colocados ocorre desde 2018, quando o estudo passou a abranger as 20 cidades com melhores e piores desempenhos. Antes disso, o levantamento considerava apenas os 10 extremos, e o município não figurava na lista.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.