Início / Versão completa
Polícia

Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

Por Redação Folha do Acre 27/01/2026 10:31
Publicidade

Com a pronúncia, inicia-se o prazo legal para a interposição de recursos pelas partes. Encerrada essa fase, será designada a data para a realização do júri popular

Publicidade

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul decidiu pronunciar três réus para julgamento pelo Tribunal do Júri, no processo que apura o homicídio qualificado de um jovem. A decisão de pronúncia foi assinada na sexta-feira, 23.

O ato judicial, que não analisa o mérito da acusação, foi proferido pela juíza Gláucia Gomes. Na decisão, a magistrada manteve as qualificadoras do crime, por entender que há elementos suficientes nos autos para que sejam apreciadas pelo Conselho de Sentença, assim como os crimes conexos.

De acordo com a decisão, existem indícios suficientes da participação dos réus no crime. As provas reunidas no processo apontam que um dos acusados teria conduzido a vítima até a presença de seus supostos executores.

Publicidade

Em relação aos demais acusados, os indícios indicam que a motivação do crime estaria relacionada a um episódio anterior envolvendo a vítima, circunstância que teria sido determinante para a execução. Há, ainda, elementos que demonstram a participação de um dos réus de forma central no processo decisório que culminou na execução da vítima, inclusive com envolvimento em chamada de vídeo utilizada para transmitir o homicídio, no contexto do chamado “tribunal do crime”.

Os três acusados pronunciados encontram-se presos. A sentença refere-se ao primeiro núcleo de envolvidos no crime, especialmente aqueles que teriam participado da motivação e da condução da vítima até os executores. Ainda tramitam outros dois processos relacionados aos demais envolvidos, entre eles os acusados de participação por meio de videochamada, que serão analisados e julgados posteriormente.

Com a pronúncia, inicia-se o prazo legal para a interposição de recursos pelas partes (Ministério Público e Defesa). Encerrada essa fase, será designada a data para a realização do júri popular.

Entenda o caso

O corpo do jovem, de 21 anos, foi encontrado às margens do Rio Juruá, doze dias após o seu desaparecimento, em Cruzeiro do Sul. Conforme consta nos autos, a vítima teria sido atraída ao local do crime por uma amiga e, em seguida, entregue a integrantes de uma organização criminosa. O jovem foi submetido ao chamado “tribunal do crime”, sendo brutalmente executado. O homicídio ocorreu em local distinto daquele onde o corpo foi posteriormente localizado.

O processo segue em segredo de justiça.

Com informações Ascom TJAC

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.