Início / Versão completa
Geral

Campanha da OAB/AC “Elas Jogam Junto” ocorre durante jogo na Arena da Floresta

Por Redação Folha do Acre 23/01/2026 13:13
Publicidade

Ação contra o assédio e a violência foi realizada nesta quinta-feira, 22, durante Humaitá x Santa Cruz

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) promoveu, nesta quinta-feira, 22, uma ação de conscientização contra o assédio e a violência contra a mulher durante a partida entre Humaitá e Santa Cruz, válida pelo futebol acreano. A mobilização foi realizada no Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, e deve ser retomada nas próximas partidas.

A iniciativa integra a campanha “Elas Jogam Junto”, realizada pela OAB/AC em parceria com a Federação Acreana de Futebol, e tem como objetivo enfrentar a violência contra a mulher e o assédio nos estádios e estimular uma mudança de comportamento dentro e fora dos campos. A ação conta com a participação da Comissão da Mulher Advogada (CMA), da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Contra a Mulher, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados Acreanos e com o time de futebol feminino OAB (Apelação).

Durante a mobilização, a OAB/AC reforçou a mensagem de que “violência não é torcida e assédio não é brincadeira”. A campanha defende que o respeito às mulheres deve ser absoluto e que o ambiente esportivo não pode servir de pretexto para agressões ou intimidações.

Publicidade

O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, destacou que dados apontam aumento da violência doméstica durante as partidas de futebol.
“Nos dias de jogos, a violência contra a mulher aumenta em torno de 21%. O clima de disputa em campo jamais pode ser motivo de agressão. Rivalidade nos gramados não pode se transformar em violência dentro de casa”, afirmou Aiache.

A ação ocorreu depois da divulgação de um cenário preocupante de violência de gênero no país. Em 2025, o Brasil registrou 1.470 casos de feminicídio, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o maior número da série histórica.

No Acre, os índices também são elevados, colocando o Estado entre aqueles com maior proporção de casos em relação à população.
Em um manifesto, a OAB/AC destacou que o cenário de violência de gênero no país exige resposta firme e permanente.

“Cada mulher assassinada representa não apenas uma vida interrompida, mas também o fracasso coletivo das instituições e da sociedade em garantir direitos fundamentais como vida, dignidade, segurança e igualdade. A OAB reafirma seu compromisso inegociável com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero, atuando de forma institucional e em parceria com entidades esportivas, órgãos públicos e a sociedade civil”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Caruline Simão.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.