Início / Versão completa
Concursos e Empregos

Acre abre matrículas do EJA para pessoas privadas de liberdade

Por Redação Folha do Acre 08/01/2026 12:18
Publicidade

A educação é uma das ferramentas usadas no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, podendo transformar o destino daqueles que buscam uma mudança de vida no seu retorno à sociedade, especialmente com foco na recolocação no mercado de trabalho.

Publicidade

Com esse objetivo, os estabelecimentos penais do Acre possuem escolas dentro das unidades prisionais, que disponibilizam a escolarização por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma parceria entre Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Para ter acesso às vagas em uma dessas escolas, os familiares de pessoas privadas de liberdade precisam levar a documentação necessária.

“Cópia do RG, número de CPF e comprovante de escolaridade. No caso de conclusão de alguma etapa, a família tem que levar o certificado e o histórico. No caso de não conclusão, de estudo parcial, só o histórico”, explica a chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, Margarete Santos.

Publicidade

A matrícula fica aberta a qualquer tempo, durante todo o ano, e o Iapen recebe a documentação no Núcleo de Atenção à Família (NAF) de Rio Branco, que também recebe para os internos da unidade de Senador Guiomard, e nos NAFs dos demais municípios, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, Margarete explica ainda que é feita “uma classificação da necessidade educacional e eles ficam numa lista de espera, de acordo com a necessidade que têm. E vão sendo inseridos à medida que vão surgindo as vagas”.

Com informações Ascom SEE

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.