Início / Versão completa
Concursos e Empregos

Justiça determina que governo convoque 20 policiais penais aprovados em concurso no Acre

Por Redação Folha do Acre 07/12/2025 20:30
Publicidade

Após dois anos da realização do concurso público para contratação de policiais penais, a Justiça do Acre acatou a uma ação civil pública do Ministério Público do Acre (MP-AC) e solicitou ao governo a convocação imediata de mais 20 aprovados em 2023 para reforçar uma unidade no interior do estado.

Publicidade

A decisão foi publicada na última sexta-feira (5). O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre a decisão.

De acordo com o documento, a nomeação deve ocorrer no prazo de 30 dias e os profissionais que concluíram o curso de formação deverão ser lotados na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes (Upem), localizado em Sena Madureira, no interior do Acre.

A ação, segundo o órgão, tem como objetivo assegurar condições adequadas de funcionamento, estrutura e segurança na unidade prisional.

Publicidade

Além disso, deverá haver capacitação de servidores e a formação de um Grupo de Intervenção, com cerca de 16 policiais penais que serão distribuídos em quatro equipes.

“O próprio diretor da Upem [Evaristo de Moraes] confirmou a necessidade mínima de 30 novos servidores para o funcionamento adequado, sendo 16 para o Grupo de Intervenção e 12 para o Grupo de Educação”, disse a decisão assinada pelo juiz Caique Cirano di Paula.

O documento estabelece multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Entretanto, nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Estado de Administração (Sead), publicou uma retificação com a convocação para a posse dos candidatos que atendam aos requisitos.

Com informações G1

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.