Início / Versão completa
Destaque

Câmara aprova suspensão de 6 meses do mandato de Glauber Braga; veja como votaram os deputados do Acre

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre 11/12/2025 10:03
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 10, a suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A decisão foi tomada por 318 votos a favor, 141 contra e 3 abstenções. A medida substitui a cassação do mandato, inicialmente recomendada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, após a aprovação de uma emenda apresentada pelo PT que propôs a punição mais branda.

Publicidade

O processo contra Glauber teve início após representação do partido Novo, que o acusou de quebra de decoro parlamentar. O caso ocorreu em abril do ano passado, quando o deputado expulsou do prédio da Câmara, com empurrões e chutes, o então integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro. O episódio foi registrado em vídeo.

Em sua defesa, Glauber alegou que reagiu a perseguições e a ofensas direcionadas à sua mãe, que, segundo ele, estava em estágio avançado do Alzheimer à época. Mesmo assim, o Conselho de Ética recomendou a cassação, posteriormente substituída pela suspensão após o acordo firmado no plenário.

A punição foi oficializada com a aprovação do Projeto de Resolução 86/25, que já foi promulgado como Resolução 32/25.

Publicidade

Dos oito deputados que compõem a bancada federal do Acre, sete votaram a favor da suspensão, e apenas o deputado Coronel Ulysses votou contra.

Como votaram os deputados do Acre

A bancada acreana se posicionou majoritariamente a favor da suspensão.

Votaram “SIM”

Antônia Lúcia (Republicanos)

Eduardo Velloso (União Brasil)

Meire Serafim (União Brasil)

Roberto Duarte (Republicanos)

Socorro Neri (PP)

Zé Adriano (PP)

Zezinho Barbary (PP).

Apenas o deputado Coronel Ulysses (União Brasil) votou contra.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.