Início / Versão completa
Política

TRE-AC cassa mandato de vereadora de Sena Madureira por uso de candidatura fictícia

Por Redação Folha do Acre 26/11/2025 21:37 Atualizado em 26/11/2025 22:41
Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) cassou nesta quarta-feira (26) o mandato da vereadora Helissandra Matos (MDB) de Sena Madureira. A decisão, que considerou esgotada a instância ordinária, resulta na perda imediata do mandato mesmo com a possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

A cassação ocorreu após a justiça eleitoral constatar que o MDB utilizou candidaturas fictícias na cota de mulheres – uma das candidatas não obteve nenhum voto na eleição. Com a comprovação da irregularidade, o TRE-AC determinou a anulação da chapa completa do partido.

O presidente da Câmara Municipal de Sena Madureira, Charmes Diniz (PP), confirmou que ainda não recebeu a notificação oficial da decisão. Enquanto isso, o advogado da vereadora anunciou que irá pedir efeito suspensivo ao TSE para que Helissandra possa recorrer da decisão ainda no exercício do mandato.

Com a cassação, quem deve assumir a vaga é Pelé do Jacamin, primeiro suplente do PP. O caso exemplifica o rigor da justiça eleitoral no combate às fraudes no sistema de cotas de gênero, mecanismo criado para ampliar a participação feminina na política.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.