Início / Versão completa
Geral

Professor temporário garante direito a férias após anos de contratos seguidos com o Estado

Por Por André Gonzaga, da Folha do Acre 04/11/2025 08:53
Publicidade

Justiça reconhece vínculo prolongado e autoriza pagamento de benefícios, mas limita período a 30 dias

Publicidade

Depois de atuar por vários anos com contratos temporários seguidos, um professor da rede estadual conseguiu na Justiça o direito de receber férias e o adicional de um terço sobre esse valor. A decisão foi tomada pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Acre, que entendeu que o vínculo ultrapassou os limites legais da contratação provisória e passou a se assemelhar ao de um servidor efetivo.

O processo começou em 2015, com pedido de pagamento de gratificações específicas e férias de 45 dias, como ocorre com profissionais concursados. No entanto, o tribunal reconheceu que houve uso indevido da contratação temporária, com diversas nomeações e desligamentos ao longo dos anos. Por isso, determinou o pagamento do benefício, mas limitado a 30 dias, como previsto para trabalhadores em geral.

A decisão seguiu o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que no julgamento do Tema 551 estabeleceu que servidores temporários só têm direito a férias e ao terço constitucional quando há desvio na forma de contratação. Ou seja, quando o vínculo se prolonga sem justificativa de urgência ou necessidade excepcional.

Publicidade

O valor total solicitado na ação foi de R$ 37.457,36. No entanto, a Justiça estabeleceu o pagamento de R$ 16.632,77, com correção monetária e juros desde a data da citação, e determinou que, para receber o valor, o profissional deve apresentar os dados bancários.

Agora, o pagamento deve ser feito em até 60 dias. Caso isso não ocorra, o valor poderá ser retirado diretamente das contas do Estado para garantir que a decisão seja cumprida.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.