Início / Versão completa
Destaque

Acre sai da lista de estados sem lei de segurança alimentar, diz levantamento do IBGE

Por Redação Folha do Acre 13/11/2025 09:34
Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nova lista dos estados que não têm Lei Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. De acordo com um último levantamento, o Acre deixou de aparecer na lista dos estados que não tinham Lei de Segurança Alimentar.

Publicidade

No ano anterior, o estado figurava na lista das unidades que informaram não possuir legislação para a área. De acordo com a pesquisa, a mudança indica algum avanço normativo no período, embora o instituto não detalhe em que etapa o processo está.

Mesmo com o avanço, o IBGE aponta que o Acre ainda não conta com Fundo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, instrumento que garante recursos exclusivos para financiar ações e programas.

De acordo com o levantamento, apenas o Ceará, Paraíba e Santa Catarina informaram possuir o fundo em 2024.

Publicidade

O levantamento também mostra que o Acre tem Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional aprovado pelo conselho estadual, integrando o grupo de 17 estados que possuem o instrumento de planejamento.

Por outro lado, nenhum município acreano informou ter Fundo Municipal de Segurança Alimentar, o que limita a capacidade local de financiar ações estruturadas para reduzir a insegurança alimentar.

Os dados do IBGE se somam ao cenário identificado pelo Ministério da Saúde entre novembro de 2023 e maio de 2025, que aponta que o Acre registrou 10,7 mil domicílios em risco de insegurança alimentar, 11,2% dos mais de 95 mil avaliados.

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.