Início / Versão completa
Política

“A saúde precisa ser reconhecida”, diz Adailton Cruz ao cobrar envio do novo PCCR

Por Por Mirlany Silva, da Folha do Acre 18/11/2025 11:33
Publicidade

Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira, 18, o deputado Adailton Cruz lamentou o que classificou como uma opressão aos direitos dos trabalhadores da saúde do Estado, após a categoria ser proibida de realizar greve e reivindicar o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Publicidade

“Quero externar aqui a nossa tristeza em ter sido vítima de uma ação do Estado para amarrar e oprimir um direito líquido de cada pai e mãe de família, que é o de reivindicar e de fazer greve, não só para ter um salário digno para alimentar sua família, mas para ter uma saúde de qualidade para atender aqueles que precisam”, declarou o deputado.

O parlamentar afirmou ainda que a “saúde precisa ser reconhecida” e reforçou que a categoria não abrirá mão do plano do novo PCCR. “A saúde precisa ser, de fato, reconhecida, e o nosso plano a gente não abre mão e não vamos abrir nunca”, destacou.

Cruz informou que conversou com o líder de governo da Aleac, o deputado estadual Manoel Moraes, e que irão ouvir os representantes da categoria da saúde para buscar encaminhamentos. “Quero agradecer o nosso presidente, o líder do governo, Manoel Moraes. Já conversei com ele, e ele vai sentar com os nossos representantes para ouvirmos e darmos algum encaminhamento”, disse.

Publicidade

Adailton Cruz também ressaltou que no dia 16 de dezembro, será realizada a votação do orçamento para 2026 e afirmou que, caso o plano não seja enviado até lá, apresentará uma emenda para garantir recursos destinados ao PCCR.

“Dia 16 de dezembro é o dia da saúde estar aqui. Nós vamos votar o orçamento 2026 e, se o nosso plano não chegar daqui pra lá, vamos fazer uma emenda para inserir um valor que a gente acha justo e queremos vocês [trabalhadores da saúde] para ajudar a ser aprovado”, concluiu.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.