Início / Versão completa
Polícia

Polícia prende líder de facção que extorquia comerciantes e expulsava famílias na Cidade do Povo

Por Redação Folha do Acre 08/10/2025 12:12 Atualizado em 08/10/2025 12:12
Publicidade

Na tarde da última terça-feira, 7, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou a Operação Redentor, que resultou na prisão de um dos principais articuladores de ações criminosas na região da Cidade do Povo e adjacências, em Rio Branco.

Publicidade

A operação teve como base uma investigação minuciosa que apontou o nacional D. C. de C., conhecido como “Salomão”, como o principal responsável por planejar e comandar atividades ilícitas de rua relacionadas a uma organização criminosa (ORCRIM) de ampla atuação na capital acreana.

De acordo com as investigações, “Salomão” exercia forte influência sobre o grupo, sendo responsável por coagir testemunhas em processos de homicídio, determinar extorsões contra moradores e comerciantes, além de ordenar a expulsão de famílias de suas residências, que posteriormente eram vendidas ou alugadas, com o lucro revertido à organização criminosa.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros 15 e Cidade do Povo, além de um mandado de prisão preventiva contra o investigado “Salomão”.

Publicidade

Durante as diligências, as equipes prenderam em flagrante o monitorado R. de A. Lima, que mantinha em sua residência uma arma de fogo de uso restrito, uma metralhadora calibre 9mm, acompanhada de dois carregadores e mira laser, além de aparelhos celulares.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e da Equipe de Pronto Emprego (EPE), que atuaram de forma integrada com a DHPP para garantir o êxito da operação e a segurança das equipes envolvidas.

Segundo o delegado titular da DHPP, Alcino Ferreira Júnior, a prisão de “Salomão” representa um golpe significativo contra a estrutura da facção criminosa, trazendo mais tranquilidade aos moradores da Cidade do Povo, que vinham sendo vítimas constantes de ameaças e extorsões.

“A Operação Redentor é resultado de um trabalho investigativo detalhado e demonstra o compromisso da Polícia Civil em desarticular grupos que impõem o medo nas comunidades. A prisão de ‘Salomão’ e de seus comparsas é um passo importante para devolver a sensação de segurança à população local”, destacou o delegado da DHPP.

A autoridade policial ressalta ainda que, o preso “Salomão” assumiu o comando da facção após a prisão de “Nenem”, ocorrida no primeiro semestre deste ano, e vinha reorganizando o grupo para retomar o domínio sobre a região.

Ascom Polícia Civil

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.