Início / Versão completa
Destaque

Bocalom amplia composição do Conselho de Transportes e altera regras para revisão de tarifas em Rio Branco

Por Por Mirlany Silva, da Folha do Acre 13/10/2025 09:29
Publicidade

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou uma lei que amplia a composição do Conselho Municipal de Transportes Públicos e redefine o processo de revisão das tarifas do transporte coletivo. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 13.

Publicidade

De acordo com a nova legislação, a partir de agora, o colegiado passa a contar com 17 membros efetivos e igual número de suplentes, representando diversos segmentos da sociedade civil e de órgãos públicos.

Entre as entidades que compõem o novo formato do conselho estão a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), o Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/AC), além da Federação das Indústrias (FIEAC), Federação do Comércio (Fecomércio), Sindicatos de trabalhadores e taxistas, associações de moradores e representantes dos estudantes do ensino superior.

A atualização também inclui novas representações, como a Associação dos Motos Aplicativos do Acre (AMAPAC) e a União Municipal das Associações dos Moradores da Parte Alta (UMAMPA), ampliando o diálogo entre o poder público e diferentes setores da sociedade.

Publicidade

Outro ponto importante da lei é a mudança no processo de revisão tarifária. Conforme o novo texto, o pedido de reajuste das tarifas de transporte público deverá partir da empresa concessionária ou dos sindicatos das categorias de táxi, mototáxi, frete e motofrete, sendo encaminhado ao Chefe do Executivo Municipal acompanhado de planilhas tarifárias e documentos que justifiquem o pleito.

A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.