Início / Versão completa
Cotidiano

Setor de serviços cresce 6,1% em julho no Acre e sinaliza tendência de alta

Por Redação Folha do Acre 15/09/2025 11:17
Publicidade

O setor de serviços no Acre apresentou uma variação positiva de 6,1% em julho, na comparação com o mês anterior, reforçando a tendência de crescimento do segmento no estado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indicam também um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

A PMS é um levantamento estatístico que acompanha o desempenho do setor de serviços no Brasil, com foco em empresas formais que possuem 20 ou mais funcionários. Excluindo áreas como saúde, educação e serviços financeiros, a pesquisa monitora segmentos como transporte, tecnologia da informação, turismo, serviços prestados às famílias e comunicação.

Com isso, é possível obter uma visão atualizada e detalhada da atividade econômica desse setor, que representa o maior contingente de empregos no país. Ao divulgar variações mensais, anuais e acumuladas, a PMS permite que governos, investidores e analistas identifiquem tendências, oportunidades e tomem decisões estratégicas com base em dados concretos.

Fortalecimento do setor

Publicidade

Acompanhando essa tendência e com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico em todo o estado, o governador Gladson Camelí assinou, na quinta-feira, 11, o termo de cooperação técnica e financeira que estabelece parceria com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implantação do programa Cidade Empreendedora nos 22 municípios acreanos, um fomento que deve impactar ainda mais na alta desses índices futuramente.

Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o governo busca fortalecer a gestão pública municipal e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, com ações estratégicas voltadas à capacitação técnica das prefeituras, ao incentivo ao empreendedorismo local e à modernização dos instrumentos de planejamento e desenvolvimento urbano e institucional.

O programa será executado com iniciativas de consultoria, capacitação, eventos, missões e outras ações voltadas à dinamização da economia local, por meio da promoção do empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios.

Durante o encontro, Camelí relembrou projetos e ações do governo voltados à melhoria da realidade social da população. “Como sempre digo, nosso compromisso é cuidar das pessoas. E poder contribuir com a implantação de um projeto que vai impulsionar a economia local e, consequentemente, melhorar a renda e a qualidade de vida da população, me deixa muito feliz. Não posso deixar de agradecer ao Sebrae e à Aleac por essa e outras parcerias, que vêm mudando cada vez mais a vida dos acreanos”, afirmou ao assinar a parceria.

Agência de Notícias do Acre

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.