Início / Versão completa
Destaque

Policiais penais protestam na Aleac e cobram nomeações de aprovados em concurso: ‘Grito de revolta’

Por Por Mirlany Silva, da Folha do Acre 09/09/2025 10:51
Publicidade

Na manhã desta terça-feira, 9, policiais penais marcaram presença no salão Marina Silva, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em ato de protesto contra o que classificam como descaso e abandono por parte do poder público.

Publicidade

De acordo com Leandro Rocha, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol/Acre), as principais reivindicações ainda não foram cumpridas, entre elas estão a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), o descongelamento da antitulação de sexta parte, além da regulamentação estrutural da Polícia Penal.

De acordo com Leandro Rocha, presidente do Sindpol/Acre, as principais reivindicações ainda não foram cumpridas/Foto: Folha do Acre

“Hoje é um grito de revolta. Nós temos nossas pautas entregues ao governo, mas nada avança. Os policiais estão sobrecarregados, há colegas aguardando nomeação e posse após o concurso, e nada é feito. Os reflexos atingem não apenas a categoria, mas toda a sociedade, que clama por segurança”, afirmou Rocha.

O sindicalista destacou ainda que os problemas enfrentados vão além de questões institucionais e se tornaram um problema de Estado. “Fuga de presos é subversão da ordem e deixa a sociedade à mercê do crime. É preciso que o governador e a Secretaria de Segurança Pública tomem providências urgentes”, reforçou.

Publicidade
Policiais protestam na Aleac/Foto: Folha do Acre

Outro ponto em pauta na Aleac nesta terça-feira é a votação da derrubada do veto governamental ao projeto que cria o CNPJ da Polícia Penal, considerado pelo sindicato uma medida fundamental para corrigir falhas institucionais e fortalecer a estrutura da categoria.

Sobre o concurso público, Rocha disse que há candidatos já aprovados e formados aguardando nomeação. “O governo alega que o processo está em andamento, mas precisamos de celeridade. O sistema está falido, os policiais estão sobrecarregados, adoecendo física e psicologicamente, e temos registros de suicídios. A urgência é extrema”, alertou.

Policiais protestam na Aleac/Foto: Folha do Acre

O movimento contou com apoio da categoria e buscou chamar a atenção dos parlamentares para as demandas, que, segundo o sindicato, são essenciais para garantir melhores condições de trabalho e mais segurança à população acreana.

Policiais protestam na Aleac/Foto: Folha do Acre
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.