Início / Versão completa
Política

Deputada Michelle Melo alerta para adoecimento de policiais penais

Por Por Mirlany Silva, da Folha do Acre 09/09/2025 12:02
Publicidade

A deputada estadual Michelle Melo fez críticas à situação do sistema prisional do Estado na manhã desta terça-feira, 9, durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A parlamentar destacou as constantes fugas, o adoecimento dos policiais penais e denúncias de perseguições dentro da categoria.

Publicidade

“Vemos trabalhadores adoecidos, muitos sem esperança, e sabemos de casos de policiais que tiraram a própria vida. Recebemos diariamente denúncias de perseguições, e isso é gravíssimo. Não há satisfação nem entre os policiais, nem entre as famílias de detentos. O sistema está em colapso”, afirmou a deputada.

A deputada relembrou episódios de violência extrema dentro das unidades prisionais, classificando o cenário como “caótico”. Ela questionou se haveria uma “birra” ou descaso deliberado do governo em relação ao setor. “A quem interessa o caos do sistema prisional? A quem interessa policiais penais adoecidos e perseguidos? Não cabe na razão de ninguém que o governo, em sua sã consciência, tenha interesse em fragilizar a segurança pública”, disse.

Michelle também relatou denúncias de que aprovados em concursos estariam sendo ameaçados de não serem empossados caso participem de manifestações da categoria. “Se isso for verdade, é inadmissível. Esses trabalhadores já chegam com medo e sob pressão”, destacou.

Publicidade

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, a deputada disse receber diariamente queixas sobre a falta de efetivo, o que prejudica não apenas os servidores, mas também os próprios detentos. “Visitei seis vezes o sistema prisional e em todas havia guaritas sem policiais porque não há contingente suficiente. Quando um agente sai para levar um detento ao médico, a unidade fica descoberta. Isso é insustentável”, frisou.

Ela também criticou a inauguração de espaços de “relaxamento” para os servidores, afirmando que, na prática, a falta de efetivo inviabiliza o uso. “É bonito inaugurar sala com música e luz, mas quem tem tempo para utilizá-la? Os trabalhadores estão sobrecarregados. Um deles, que perdeu a esperança de viver, já sofria de transtornos mentais sem receber o devido cuidado, mesmo com uma lei sancionada garantindo prioridade à saúde mental dos profissionais de segurança, educação e saúde”, reforçou.

Michelle Melo pediu providências urgentes para reestruturar o sistema e garantir condições dignas aos policiais penais. “Se não cuidamos dos nossos servidores, não podemos dizer que cuidamos da nossa população. Quando o trabalhador pede pelo amor de Deus por melhores condições, é a sociedade inteira que está perdendo”, concluiu.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.