Início / Versão completa
Destaque

Médico do Acre alerta que uso de anabolizantes pode aumentar nível de agressividade, ansiedade e depressão

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre 14/08/2025 10:15
Publicidade

O médico urologista Dr. Fernando de Assis, professor de Urologia na Universidade Federal do Acre (Ufac) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), utilizou suas redes sociais na última quarta-feira, 13, para alertar sobre os riscos do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes.

Publicidade

Em vídeo publicado no Instagram, o especialista destacou que a utilização dessas substâncias só é indicada, de forma controlada, para casos de deficiência de testosterona, geralmente diagnosticada em homens acima dos 65 anos, devido à deficiência androgênica decorrente do envelhecimento.

Segundo o médico, o uso de hormônio masculino em mulheres não é necessário em nenhuma fase da vida. Ele criticou a “banalização” da prescrição e consumo de esteroides, citando estudos recentes que apontam efeitos nocivos ao cérebro e ao comportamento.

“O nível de agressividade pode aumentar em até 70%, a ansiedade em 40% a 50% e os casos de depressão chegam a 70% entre usuários”, afirmou. Dr. Fernando ressaltou ainda que o uso dessas substâncias altera a função cerebral, provoca mudanças cognitivas e, em alguns casos, pode levar à hipotrofia do cérebro.

Publicidade

O médico também associou o uso de esteroides a episódios de violência registrados no país e anunciou que apresentará estudos científicos que demonstram os impactos negativos da substância no organismo.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.