Início / Versão completa
Destaque

Partido dos Trabalhadores elege André Kamai presidente do partido com ampla participação de filiados: “O PT está vivo”

Por Redação Folha do Acre 06/07/2025 16:09
Publicidade

O Partido dos Trabalhadores realizou neste domingo, 6 de julho, o Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 em todo o estado do Acre, mobilizando militantes, dirigentes e filiados em um dia marcado pela forte participação popular e pelo espírito de unidade partidária. A votação ocorreu das 9h às 17h, com a escolha das direções municipais, estadual e nacional da sigla.

Publicidade

No Acre, o destaque foi para a expressiva presença de filiados e filiadas nas urnas. O ambiente foi de reencontro entre companheiros e companheiras de longa data, com demonstrações de entusiasmo e compromisso com os rumos do partido. O PED 2025 reforça a democracia interna como uma das marcas do PT, fortalecendo suas bases e preparando a legenda para os desafios do próximo período.

A eleição estadual tem candidatura única: o atual dirigente André Kamai concorre à presidência do diretório estadual pela chapa 413 – Resistência e Luta. A votação é unificada em todo o estado e segue o mesmo modelo adotado nacionalmente, com cédulas impressas e voto direto.

Puderam participar do processo os filiados com registro ativo até 28 de fevereiro de 2025. Para votar, é necessário estar na lista oficial de votantes e apresentar um documento oficial com foto. A consulta do local de votação pôde ser feita previamente no site oficial do PED: https://ped2025.pt.org.br/consulta.

Publicidade

Participação surpreende e fortalece a militância

Para André Kamai, a mobilização superou as expectativas, refletindo o compromisso da militância com a reconstrução do Acre e do Brasil:

“Hoje foi um dia extraordinário. Tivemos a presença de muitos militantes, até mais do que esperávamos. A mobilização nos surpreendeu — muita gente veio espontaneamente após ver a divulgação nas redes. Isso mostra o quanto o PT está vivo, pulsante, e pronto para se preparar para os desafios de 2026. Nossa militância entendeu que o PED é uma etapa fundamental da organização do partido”, destacou Kamai.

O candidato ressaltou ainda a presença de lideranças históricas e atuais do partido, como o ex-senador Jorge Viana, que prestigiou o processo eleitoral na sede do PT em Rio Branco.

“Estamos preparando o partido no Acre e no Brasil para enfrentar a extrema-direita e defender os avanços sociais conquistados. O PED é o ponto de partida dessa caminhada”, completou Kamai.

Caminho para 2026

O PED 2025 foi realizado simultaneamente em todos os estados brasileiros e em mais de 4 mil municípios, representando um momento decisivo de reorganização do PT em nível nacional. No Acre, o clima de engajamento e unidade indica um partido fortalecido, mais próximo de sua base e com disposição para construir novas alternativas políticas para o estado.

O resultado da eleição será divulgado na noite deste domingo. A expectativa é de que o partido saia ainda mais coeso e preparado para os próximos desafios eleitorais e sociais.

Assessoria

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.